O Banco de Portugal veio alertar para situações de fraude através da alteração do IBAN da conta de pagamento do beneficiário no momento da realização da transferência bancária.
Está em causa situações de fraude em que, durante a realização de uma transferência bancária através do ‘homebanking’, o IBAN ( o número internacional de conta bancária) do beneficiário é alterado por um terceiro.
Esta esta fraude é concretizada com recurso a ‘malware’ (‘software’ malicioso) que é previamente instalado no computador da pessoa que faz uma transferência através do ‘homebanking’, através do qual “um terceiro altera o IBAN da conta de pagamento do beneficiário no momento da realização dessa transferência”.
Mais informação: Transferência Bancária: Cuidados a ter
O Banco de Portugal adverte que ” Se, após a introdução dos dados da transferência no ‘homebanking’ do seu banco (mesmo que use a lista de beneficiários frequentes), o ecrã do seu computador ficar estático (poderá aparecer uma mensagem com indicação de ‘em atualização’) ou se lhe surgir uma mensagem para instalação ou atualização de ‘software’ a que se segue um bloqueio temporário do equipamento, poderá estar a ser vítima de uma tentativa de fraude”.
Para prevenir situações de fraude:
- aceda sempre ao site oficial do seu banco digitando diretamente o endereço electrónico na barra de endereços (evite usar motores de busca);
- assegure-se de que o endereço começa por ‘https://’ e que um cadeado é visível;
- nunca clique em links desconhecidos, não abra mensagens suspeitas;
- não divulgue informações pessoais, credenciais de acesso ao homebanking ou códigos de autorização enviados pelo banco para o seu telemóvel.
Quer mais informação sobre esta temática?
Fale com os especialistas do Gabinete de Proteção Financeira através do número 213 710 238, ou envie-nos as suas dúvidas para o e-mail: protecaofinanceira@deco.pt .
Mas se o que pretende é orientação financeira especializada ou a intervenção do Gabinete de Proteção Financeira para a resolução da sua situação então registe-se e apresente-nos a sua situação .