O conceito de “Black Friday” (assinalada a 29 de novembro) nasceu nos Estados Unidos e realiza-se sempre na sexta-feira, após o dia de Ação de Graças, que coincide com última do mês de novembro.
Consumidores e comerciantes estão a aderir a este novo conceito e são já imensas as superfícies comerciais que oferecem descontos. Esta data acaba por marcar a abertura da época para a compra de presentes de Natal.
Cuidados e estratégias a adotar
Os consumidores são muitas vezes seduzidos pelos descontos anunciados, mas é necessário ter alguns cuidados e adotar algumas estratégias para aproveitar bem as promoções desse dia:
- Conhecer e monitorizar os preços com antecedências. Em anos anteriores, a DECO verificou que algumas lojas manipulavam os preços., levando o consumidor a adquirir um produto na Black Friday por acreditar que está a poupar, quando, na verdade, não está. Uma boa estratégia será conhecer os preços dos produtos antes da promoção.
- Não comprar por impulso na Black Friday. Utilizar a regra dos 10 segundos: seja barato ou caro o consumidor deve pensar durante 10 segundos e perguntar: Será que preciso mesmo disto?
- Definir o dinheiro que se tem disponível para estas compras é essencial. É também fundamental não se deixar entusiasmar e comprar o que não necessita e gastar mais do que poderia.
- Nas compras online, o consumidor deve ver com atenção se o sítio é seguro, devendo conhecer a política de privacidade no que concerne aos seus dados. Nas compras pela internet há muitas marcas que lançam logo as suas campanhas à meia-noite e outras têm peças com desconto exclusivo nas lojas online.
- As compras efetuadas através da internet podem ser anuladas depois de o produto lhe ser entregue. O consumidor tem 14 dias seguidos para comunicar a sua desistência, sem pagar indemnização ou ter de indicar o motivo. O prazo conta-se a partir da data de receção do produto ou, no caso da prestação de serviços, da data de celebração do contrato.
- Cuidado com o custo total da compra, muitas lojas cobram despesas de envio, que variam consoante o tamanho e o peso dos produtos adquiridos.
Atenção aos pagamentos
Sempre que o consumidor efetua o pagamento deve guardar o comprovativo ou talões e analisar regularmente o extrato da conta, comparando as datas e os montantes movimentados.
No caso de detectar algum pagamento que não foi autorizado, deve comunicar de imediato a situação ao seu banco. Se desconfiar que foi alvo de uma situação de fraude, deverá contactar logo o banco e informar-se sobre os procedimentos a adotar, que geralmente passam pelo reporte às autoridades.
Mais informação: DECO preocupada com recusa de pagamento em numerário
Se pretende aproveitar a Black Friday, deve conhecer os seus direitos, ser responsável na gestão do seu dinheiro e adotar alguns comportamentos seguros.
Mais informação: Como gastar menos nas compras
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