O conceito de “Black Friday”  (assinalada a 29 de novembro)  nasceu nos Estados Unidos e realiza-se sempre na sexta-feira, após o dia de Ação de Graças, que coincide com última do mês de novembro.

Consumidores e comerciantes estão a aderir a este novo conceito e são já imensas as superfícies comerciais que oferecem descontos.  Esta data acaba por marcar a abertura da  época para a compra de presentes de Natal.

Cuidados e estratégias a adotar

 

Os consumidores são muitas vezes seduzidos pelos descontos anunciados, mas é necessário ter alguns cuidados  e adotar algumas  estratégias para aproveitar bem as promoções desse dia:

  • Conhecer e monitorizar os preços com antecedências. Em anos anteriores, a DECO  verificou que algumas lojas manipulavam os preços., levando o consumidor a adquirir um produto na Black Friday por acreditar que está a poupar, quando, na verdade, não está. Uma boa estratégia será  conhecer os preços dos produtos antes da promoção.
  • Não comprar por impulso na Black Friday. Utilizar a  regra dos 10 segundos: seja barato ou caro o consumidor deve pensar durante 10 segundos e perguntar: Será que preciso mesmo disto?
  • Definir o dinheiro que se tem disponível para estas compras é essencial. É também  fundamental não se  deixar  entusiasmar e comprar  o que não necessita e gastar mais do que poderia.
  • Nas compras online, o consumidor deve ver com atenção se o sítio é seguro, devendo conhecer a  política de privacidade no que concerne aos seus dados. Nas compras pela internet há muitas marcas que lançam logo as suas campanhas à meia-noite e outras  têm peças com desconto exclusivo nas lojas online.
  • As compras efetuadas através da  internet podem ser anuladas depois de o produto lhe ser entregue. O consumidor tem 14 dias seguidos para comunicar a sua desistência, sem pagar indemnização ou ter de indicar o motivo. O prazo conta-se a partir da data de receção do produto ou, no caso da prestação de serviços, da data de celebração do contrato.
  • Cuidado com o custo total da compra, muitas  lojas cobram despesas de envio, que variam consoante o tamanho e o peso dos produtos adquiridos.

Atenção aos pagamentos

Sempre que  o consumidor efetua o pagamento deve  guardar  o  comprovativo ou talões e  analisar  regularmente o extrato da conta, comparando as  datas e os montantes movimentados.

No caso de detectar algum pagamento que não foi  autorizado, deve comunicar de imediato  a situação ao seu banco. Se  desconfiar que foi alvo de uma situação de fraude, deverá contactar logo o banco e informar-se sobre os procedimentos a adotar, que geralmente passam pelo reporte às autoridades.

 

Mais informação: DECO preocupada com recusa de pagamento em numerário

 

 

Se pretende aproveitar a Black Friday, deve conhecer  os seus direitos, ser responsável na gestão do seu dinheiro e adotar alguns comportamentos seguros.

 

 

Mais informação:  Como gastar menos nas compras

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