O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) divulgou¬† os resultados do 4.¬ļ Inqu√©rito √† Literacia Financeira da Popula√ß√£o Portuguesa, conduzido em 2023. Os resultados demonstram que¬† se progrediu pouco em termos de literacia financeira e que √© necess√°rio inverter a tendencia da poupan√ßa, que diminui face a 2020.

 

A literacia financeira capacita as pessoas, as fam√≠lias¬† para tomarem decis√Ķes informadas e inteligentes.¬† Isso inclui decis√Ķes sobre como poupar, investir, fazer empr√©stimos, pagar d√≠vidas, ou at√© mesmo planear a reforma.

 

Uma situação financeira saudável ajuda a aumentar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas e contribui para uma economia mais forte e estável.

 

O indicador global de literacia financeira m√©dio de 62,7 pontos, Portugal registou em 2023 um valor ‚Äúmuito semelhante‚ÄĚ ao de 2020, apesar da melhoria ao n√≠vel de conhecimentos financeiros e da perman√™ncia de lacunas no que toca ao c√°lculo de juros simples e juros compostos, √† diversifica√ß√£o de risco e ao poder de compra.

 

Indicador global de literacia financeira

 

Portugal surge em 13.¬ļ lugar no indicador global de literacia financeira entre os 39 pa√≠ses participantes no inqu√©rito, registando resultados acima da m√©dia n√£o s√≥ neste indicador global, como nas suas componentes de atitudes e comportamentos financeiros.

 

Indicador de bem-estar financeiro

Portugal ficou acima da média também no indicador de bem-estar financeiro, ocupando a 7.ª posição, com 50,8 pontos, em resultado das melhorias nas suas componentes de resiliência financeira (de 47,9 pontos em 2020 passou para 55,2 pontos em 2023) e de avaliação subjetiva de bem-estar (de 35,9 pontos em 2020 para 46,3 pontos em 2023).

 

Hábitos de gestão do orçamento familiar e  capacidade de fazer face a choques financeiros

 

Os resultados de Portugal assentam em hábitos relacionados com a gestão do orçamento familiar mais adequados e na capacidade de fazer face a choques financeiros, destacando-se os seguintes:

  • Em termos de gest√£o do or√ßamento familiar
    • A grande paga as contas a tempo (85,9%),
    • Evita compras por impulso (85%),
    • Considera que n√£o tem demasiadas d√≠vidas (78,5%)
    • Controla sistematicamente as suas finan√ßas pessoais (76,9%);

A maioria  valoriza o futuro, discordando de que vive para o presente (68%) e de que tem mais prazer em gastar dinheiro do que em poupar para o futuro (52,6%);

  • ¬†67,6% d afirmam ter capacidade de pagar uma despesa inesperada de valor equivalente ao seu rendimento mensal sem ter de pedir dinheiro emprestado ou a ajuda de familiares ou amigos;
  • 79,5% dos entrevistados referem ter rendimento suficiente para cobrir o seu custo de vida;
  • Metade dos inquiridos afirma que, se perdesse a principal fonte de rendimento, conseguiria pagar as suas despesas por um per√≠odo superior a tr√™s meses.

 

Inclus√£o sistema banc√°rio

Verifica-se um aumento da inclus√£o no sistema banc√°rio:

  • 96%¬† deterem uma conta de dep√≥sito √† ordem‚ÄĚ,
  • 43,8% det√™m seguros,
  • 35% t√™m¬† cart√Ķes de cr√©dito,
  • 34,2%det√™m dep√≥sitos a prazo,
  • 33% t√™m MBWay.

 

O contributo da DECO

 

A DECO, reconhecendo a import√Ęncia da literacia financeira, tem desenvolvido a√ß√Ķes de informa√ß√£o e forma√ß√£o para os consumidores, tendo em vista melhorar as suas compet√™ncias e conhecimentos sobre os conceitos financeiros b√°sicos e √ļteis √† gest√£o do dinheiro e do or√ßamento familiar.

 

O principal objetivo da Associa√ß√£o tem sido dotar os consumidores de ferramentas que lhes permitam a ado√ß√£o de decis√Ķes econ√≥micas e financeiras adequadas, respons√°veis e fundamentadas que contribuam para a sua qualidade de vida.

 

Mais informação: WORKSHOPS sobre Literacia Financeira nas Empresas

 

 

Quer mais informação sobre esta temática?

 

Fale com os especialistas do Gabinete de Prote√ß√£o Financeira atrav√©s do n√ļmero¬†213 710 238, ou envie-nos as suas d√ļvidas para o e-mail:¬†protecaofinanceira@deco.pt¬†.

 

Mas se o que pretende é orientação financeira especializada ou a  intervenção do Gabinete de Proteção Financeira para a resolução da sua situação então registe-se e apresente-nos a sua situação .

 

Consulta¬†¬† ¬†4.¬ļ Inqu√©rito √† Literacia Financeira da Popula√ß√£o Portuguesa

 

 

 

Ir para:  PROTEÇÃO FINANCEIRA