A entrega da declaração de IRS referente aos rendimentos de 2023 começou a 1 de abril e termina a 30 de junho. Se já entregou a sua declaração já sabe se vai receber o reembolso do IRS ou se vai ter de pagar.

 

Deve ter em atenção que depois de entregar a declaração de IRS, pode consultar o estado da declaração no portal das Finanças. Esta consulta é importante porque podem existir erros para corrigir, o que pode atrasar um eventual reembolso.

 

Mais informação:  IRS : Entregar a declaração

 

Pode ter menos reembolso em 2024

 

Em 2024, o reembolso do IRS pode ser inferior do que em anos anteriores, isto acontece porque as tabelas de retenção na fonte foram ajustadas para refletir de forma mais correta o que deveria ser pago.

 

Este ajustamento levou a que no ano anterior, 2023,  tenha descontado  menos por mês, o que leva a que quando acertar contas com a Autoridade Tributária (AT) o reembolso será menor ou poderá ter de pagar mais IRS, consoante o caso.

 

Deve ainda ter em¬† aten√ß√£o¬† √†s suas¬† despesas, se teve¬† menos despesas m√©dicas ou de educa√ß√£o, se¬† n√£o pediu fatura com n√ļmero de contribuinte ou as despesas n√£o foram registadas no e-fatura, o desconto no IRS poder√°¬† ser√° mais reduzido.

 

Depois de declara√ß√£o ser considerada “certa”

 

Se a declara√ß√£o for considerada ‚ÄúCerta‚ÄĚ e tiver direito a reembolso, este deve ser efetuado at√© 31 de julho de cada ano, mas apenas nos casos em que a declara√ß√£o foi entregue dentro do prazo. Se, por outro lado, tiver de pagar IRS ao Estado, deve faz√™-lo at√© 31 de agosto.

 

Como rentabilizar o reembolso

 

Ora, se tiver direito a reembolso do IRS é um dinheiro extra que pode ser muito valioso que pode ser rentabilizado. Deixamos-lhe aqui algumas ideias de como utilizar este dinheiro:

  • ¬†Pagar dividas em especial as do cart√£o de cr√©dito;
  • ¬†Amortizar os cr√©ditos: autom√≥vel ou pessoal;
  • Guardar para o pagamento de despesas certas como seja o IMI e o IUC;
  • Criar ou refor√ßar o fundo de emerg√™ncia;
  • Criar ou refor√ßar uma conta poupan√ßa;
  • Subscrever um PPR.

 

Mais informação:  IRS : Entregar a declaração

 

Quer mais informação sobre esta temática?

 

Fale com os especialistas do Gabinete de Prote√ß√£o Financeira atrav√©s do n√ļmero¬†213 710 238, ou envie-nos as suas d√ļvidas para o e-mail:¬†protecaofinanceira@deco.pt¬†.

 

Mas se o que pretende é orientação financeira especializada ou a  intervenção do Gabinete de Proteção Financeira para a resolução da sua situação então registe-se e apresente-nos a sua situação .

 

Ir para:  PROTEÇÃO FINANCEIRA