Foi aprovado um aumento de 50 euros mensais do Complemento Solidário para Idosos que estará em vigor a partir do mês de junho.
O Complemento Solidário para Idosos (CSI) é um apoio em dinheiro pago mensalmente aos idosos de baixos recursos, com idade igual ou superior à idade normal de acesso à Pensão de Velhice do regime geral de Segurança Social e residentes em Portugal.
Valor máximo do CSI
Esta medida vai abranger desde já os 145 mil idosos que recebem este complemento e abrangerá aqueles que a partir de agora tenham direito a receber esta prestação social.
O valor máximo do CSI está nesta altura fixado em €550,67 no início do ano, passando então em junho para os €600 mensais.
Rendimentos apenas dos pensionistas e reformados
Foi ainda anunciado a eliminação da condição de recurso segundo a qual o rendimento dos filhos dos candidatos ao CSI podia inviabilizar o acesso a esta prestação.
Donde, a partir da entrada em vigor das novas regras os rendimentos contemplados para efeitos de candidatura são apenas e exclusivamente os rendimentos dos candidatos dos pensionistas e reformados.
Comparticipação de medicamentos a 100%
Outra medida aprovada foi a comparticipação a 100% de todos os medicamentos com prescrição médica destinados aos beneficiários do CSI. Até agora o Estado só comparticipava a 50% destas receitas.
Em termos práticos a comparticipação total dos remédios pode avançar logo que a lei seja publicada. Quem recebe CSI já se encontra identificado na base de dados central de beneficiários e hoje já usufrui dos 50% de comparticipação com a alteração agora aprovada e bastará alterar o regime para 100%
Mais informação: sobre as condições de acesso ao CSI
Quer mais informação sobre esta temática?
Fale com os especialistas do Gabinete de Proteção Financeira através do número 213 710 238, ou envie-nos as suas dúvidas para o e-mail: protecaofinanceira@deco.pt
Mas se o que pretende é orientação financeira especializada ou a intervenção do Gabinete de Proteção Financeira para a resolução da sua situação então registe-se e apresente-nos a sua situação .