A Semana da Formação Financeira é uma iniciativa promovida, anualmente, pelos supervisores financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e pelos parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da formação financeira.

#Mantém-te ON e informad@!

​A DECO, enquanto Parceira do Plano Nacional de Formação Financeira,  vai marcar presença na semana da formação financeira,  através da dinamização de workshops online dedicados ao tema #Mantém-te ON e informad@!.

 

Estas sessões,   decorrerão entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, destinam-se a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário,.

 

Atualmente, cada vez mais utilizamos os meios digitais para fazer compras e pagamentos online e, também, aceder a produtos e serviços financeiros digitais. Na verdade, através de um computador, de um telemóvel ou de um tablet, em qualquer altura do dia, conseguimos aceder a estes serviços, fazer transferências, créditos, de forma mais prática e rápida.

 

Contudo, temos de ter cuidado! Este acesso tão fácil traz-nos alguns riscos, estando na base do aumento de situações de fraudes financeiras online. É cada vez mais importante, estar bem presente no nosso dia a dia termos como: phishing (i.e., fazer-se passar por uma entidade, para fazer uma recolha de dados e, posteriormente, utilizá-los de forma enganosa), pharming (vírus que se instala nos aparelhos eletrónicos e abre páginas de forma a recolher os dados pessoais), Spyware (aplicações aparentemente inofensivas, que têm como objetivo espiar o que fazemos online) e SIM Card Swap (ataque que direciona as chamadas e SMS que recebemos para outro telemóvel).

 

Quem ainda não recebeu uma SMS de um suposto filho que perdeu o telemóvel e precisa de dinheiro, fazendo um esquema fraudulento com MbWay? Ou recebeu uma conta por um comercializador de energia para pagar?

 

Assim, é importante informar os mais jovens, ávidos destas tecnologias e de todas as oportunidades que lhes oferecem, dando-lhes mais informação, pesquisa e conhecimento sobre os riscos e os cuidados a ter online. Desta forma, previne-se situações fraudulentas, garantindo um uso mais seguro destas tecnologias.

 

Mais informação em: 

DIREITO À FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO

 

Precisa de mais informação?

Entre em contacto com a DECOJovem,  programa de educação do consumidor promovido pela DECO, dirigido às escolas., através do e-mail:  decojovem@deco.pt