Iniciou hoje, 24 de junho, a possibilidade de transferir dinheiro usando apenas o número de telemóvel.
Esta funcionalidade do Banco de Portugal estreou com a participação de14 entidades, mas até setembro próximo fará parte de todos os bancos, permitindo que os consumidores tenham acesso a esta modalidade de transferência.
Mais informação Transferência a crédito: Confirmação do beneficiário
Com esta nova solução, o Banco de Portugal cria uma ferramenta mais abrangente e universal, pois, ao contrário do já popular MBWay da SIBS, não se baseia apenas em transferências com cartão, permitindo a realização de transferências não só através do número de telemóvel no caso de singulares, mas também para empresas utilizando o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC).
Mais informação: SPIN: Transferir dinheiro com número de telemóvel
O supervisor bancário espera, ainda, que este novo serviço ajude a prevenir a fraude, já que esta nova forma de pagamento está relacionada com o processo da confirmação do beneficiário, que ao mostrar o nome do destinatário final antes da realização de uma transferência, reduz o risco de fraude.
Quem pode utilizar o SPIN?
Qualquer consumidor ou empresa pode utilizar o SPIN, desde que detenha uma conta de pagamentos. Nesta funcionalidade não existe limite de transferências por mês, nem por montante e não tem custos adicionais para o consumidor, como assegurou o Banco de Portugal.
Na prática como funciona?
Em primeiro lugar, confirme que a pessoa para quem vai transferir o dinheiro tem o número de telemóvel associado à conta bancária na qual pretende receber o valor.
Depois, através canal do seu banco (aplicação ou homebanking) introduz o número de telemóvel do beneficiário. Esta operação pode feita manualmente ou selecionando o contacto da sua lista telefónica.
Será apresentado o nome do primeiro titular da conta ou nome da empresa para onde irá enviar o dinheiro. Confirmados os dados, só terá de confirmar a operação.
Mais informação: SPIN: Transferir dinheiro com número de telemóvel
Quer mais informação sobre esta temática?
Fale com os especialistas do Gabinete de Proteção Financeira através do número 213 710 238, ou envie-nos as suas dúvidas para o e-mail: protecaofinanceira@deco.pt .
Mas se o que pretende é orientação financeira especializada ou a intervenção do Gabinete de Proteção Financeira para a resolução da sua situação então registe-se e apresente-nos a sua situação .