O Banco de Portugal alertou para a existência de situações de tentativas de fraude com o objetivo de obter as credenciais de segurança dos consumidores.
A tentativas de fraude ocorre quer através de mensagens de texto, quer de e-mail, por terceiros procuram obter as credenciais de segurança dos consumidores de produtos bancários.
De acordo com o regulador estas mensagens contém o seguinte teor:
“Alerta de segurança – sua conta foi bloqueada por motivos de segurança.
Identificamos que não atualizou a sua aplicação.
Para desbloquear AGORA, aceda ao botão CONTINUAR ou clique AQUI”
“Manuel, o seu nome de utilizador expira nesta data. Aceda ao LINK e regularize a situação para poder continuar a utilizar o seu cartão”
Para tornar a mensagem credível aos olhos do consumidor, no caso das mensagens de texto, é possível que o contacto apareça encadeado com outras mensagens do seu banco ou do prestador de serviços de pagamento.
O consumidor tem que estar atento a estas situações e adotar comportamentos de preventivos.
Assim, nunca deve clicar em links nem abrir mensagens semelhantes a estas, pois podem ser tentativas de fraude.
Mas se aceder aos links nunca deve introduzir informação pessoal, credenciais de acesso ao homebanking ou às apps, ou eventuais códigos que o banco envie para o telemóvel.
Em caso de dúvida ou suspeita, o consumidor deve contactar o seu banco através dos canais que habitualmente utiliza.
O que deve fazer se desconfiar de fraude?
Peça imediatamente o cancelamento das credenciais de acesso ao homebanking ou à app do seu banco e, se for o caso, do cartão.
Caso tenha havido perda, roubo ou apropriação indevida das credenciais de acesso ao homebanking ou da app ou apropriação indevida do cartão e caso tenha alertado o seu banco desse facto, não poderá ser chamado a pagar os valores que forem movimentados sem autorização após ter dado esse alerta.
Deve participar a situação fraudulenta ao órgão de polícia criminal mais próximo (PSP, GNR ou PJ) ou ao Ministério Público.
Precisa de mais informação?
Entre em contacto os especialistas do Gabinete de Proteção Financeira através do telefone 213 710 238 ou envie-nos as suas dúvidas para o protecaofinanceira@deco.pt