A¬† DECO ¬†tem realizado diversos¬†workshops sobre Literacia Financeira, em parceria com diversas empresas e organiza√ß√Ķes ¬†com o objetivo de ajudar os portugueses a enfrentar choques negativos nos seus rendimentos ou a¬† alcan√ßarem a sua independ√™ncia financeira.

A informação é poder para o consumidor

Saber como se pode fazer uma melhor gest√£o do or√ßamento com objetivos de poupan√ßa, a import√Ęncia de assegurar os compromissos assumidos com os cr√©ditos, formas de gerir os riscos e o que fazer em caso de dificuldades maiores, s√£o algumas das tem√°ticas abordadas.

 

A crise económica já se sente na carteira das famílias. Com a subida dos preços, as despesas da casa aumentam e o consumo tende a retrair. Neste sentido, é urgente preparar os portugueses para serem mais resilientes financeiramente: saber gerir as finanças pessoais em tempos de crises e como enfrentar o aumento da Euribor é fulcral para que não se  caía num ciclo vicioso de endividamento.

 

Aliada a esta circunstancia temos o¬† aumento da complexidade dos produtos financeiros, bem como, a necessidade de sensibilizar e alertar a popula√ß√£o para a import√Ęncia de alterar determinados comportamentos, s√£o algumas das raz√Ķes que explicam o aumento de necessidade destes ¬†programas de literacia financeira em especial da forma√ß√£o financeira¬† no local de trabalho .

 

Sabe-se que os n√≠veis de produtividade de uma organiza√ß√£o podem ser afetados pelo bem-estar financeiro dos seus colaboradores, por isso muitas empresas assumem um papel mais ativo na literacia financeira dos seus trabalhadores. E, as ¬†organiza√ß√Ķes t√™m um papel fundamental na constru√ß√£o de uma sociedade que contribua para o bem-estar das suas fam√≠lias que enfrentam desafios sem precedentes.

 

Workshops sobre Literacia Financeira

 

Com os  workshops sobre Literacia Financeira, a  DECO,   tem que tem como objetivo principal a capacitação dos colaboradores em matérias de literacia financeira.

Pretende-se que estes consumidores sejam mais informados, esclarecidos e confiantes, capazes de tomar decis√Ķes de consumo conscientes e habilitadas para alcan√ßar o bem-estar financeiro.

 

Mais informação em: 

DIREITO À FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO

 

Precisa de mais informação?

Entre em contacto com o Departamento de Forma√ß√£o,¬† atrav√©s do telefone 213 710 240 ou envie-nos as suas d√ļvidas para o decoforma@deco.pt