O número de candidaturas ao Prémio Município Amigo do Consumidor e Freguesia + Próxima do Consumidor, na sua segunda edição, ano 2024, duplicou. Foram recebidas 69 candidaturas apresentadas por 20 municípios e 25 freguesias de todo o país que se encontram a implementar medidas que promovem a qualidade de vida dos cidadãos de forma alinhada com as atuais prioridades da Defesa do Consumidor.
No que diz respeito ao Prémio Município Amigo do Consumidor, categoria em que a DECO pretende distinguir os Municípios com as medidas mais relevantes em matéria de Políticas Locais de Proteção do Consumidor, foram recebidas 44 candidaturas distribuídas pelas diferentes categorias: Digital, Diversidade e Inclusão, Neutralidade Carbónica, Novas Gerações e, Turismo.
Por parte das Juntas de Freguesia/Uniões de Freguesia a participação foi igualmente entusiasta! Foram 25 as Freguesias que responderam ao desafio que a DECO lançou em 2024, com o objetivo de enaltecer a importância de uma governação de particular proximidade para com os consumidores nas áreas da família, do apoio social, da sustentabilidade, da intervenção comunitária, recreativa e cultural, entre outras.
Uma vez encerradas as candidaturas, segue-se agora a fase de análise e avaliação dos projetos submetidos. A seleção das autarquias premiadas, bem como das menções honrosas, será realizada por um júri composto por personalidades e organizações de reconhecido mérito:
Cláudia Monteiro, Revista Smart Cities
Maria do Rosário Palha, Fundação Calouste Gulbenkian
Mariana Almeida, DECO
Paulo Fonseca, DECO
Tânia Gaspar, ANIMAR
Alexandre Nilo Fonseca, MUDA, na categoria Digital
Pedro Horta, Universidade de Évora na categoria Neutralidade Carbónica
Mafalda Ribeiro, Consultora de Inclusão, na categoria Diversidade e Inclusão
Roberta Medina, Rock in Rio, na categoria Turismo
Vítor Baltazar Dias, IPDJ, na categoria Novas Gerações
Os resultados finais serão conhecidos na Cerimónia de Entrega de Prémios que acontecerá em março deste ano, 2025.
Saiba mais sobre a edição 2024 do Prémio Município Amigo do Consumidor e do Reconhecimento Freguesia + Próxima do Consumidor AQUI.
Fique atento às novidades e acompanhe esta celebração das boas práticas locais desenhadas para os consumidores!
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.