A edição 2024 do Prémio Município Amigo do Consumidor tem como júri um painel de personalidades e organizações de reconhecido mérito que se juntam à DECO nesta iniciativa que celebra as políticas públicas locais com uma visão orientada para o consumidor.

A seleção dos municípios distinguidos para cada prémio será realizada por painel de Júri presidido pela DECO ao qual se juntará, em cada categoria, uma personalidade convidada:

 

Cláudia Monteiro, Revista Smart Cities

Formada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, é jornalista desde 1999. Nas páginas da Imprensa local percebeu a importância de escrever para as pessoas e sobre a vida do dia-a-dia. No JN, foi redatora nas seções de Desporto, Sociedade, Economia, Online, e editora-adjunta nas secções de Cultura, Porto e Mundo. Atualmente, é diretora da revista “Smart Cities” e investiga as mudanças na Redação no âmbito da sua tese de Doutoramento.

 

Maria do Rosário Palha, Fundação Calouste Gulbenkian

Integra a Fundação Calouste Gulbenkian desde 2019, onde gere projetos relacionados com o envolvimento das pessoas na ação climática ao nível local, eficiência hídrica no sector agrícola e iniciativas relacionadas com a sustentabilidade interna. Antes de chegar à Fundação Gulbenkian, fez consultadoria em finanças sustentáveis e passou pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. Licenciada em Relações Internacionais e Ciência Política, com mestrado em Global Environmental Governance.

 

Tânia Gaspar, ANIMAR

É licenciada em Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental pelo ISPA com Pós-graduação em Economia Social e Direito e Investimento Social. Descobriu em 2005 a ANIMAR, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local onde já desempenhou várias funções, sendo atualmente coordenadora dos serviços de Economia Social e Relações Institucionais e Serviço de Informação, Comunicação e Imagem. Compreender a ligação entre o Desenvolvimento Comunitário e o Desenvolvimento Local e os seus princípios, contribuíram para a paixão que tem pelo seu trabalho e pela dedicação a este tema.

 

Paulo Fonseca, DECO

É, atualmente, Coordenador do Departamento Jurídico e Económico da DECO. Representa, simultaneamente, os consumidores em diversos organismos consultivos de Reguladores e Autoridades integrando, ainda diversos grupos de stakeholders a nível nacional e internacional. Tem representado a DECO e Portugal em diversos grupos consultivos a nível europeu nas áreas de Energia, Mercado Digital e Contratos. O seu trabalho encontra-se diretamente ligado aos Direitos dos Consumidores. Colabora, ainda, como perito, com o Comité Económico e Social Europeu em diversos pareceres. Colabora com a DECO desde 2006.

 

Mariana Almeida, DECO

É licenciada e Mestre em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Participou em vários projetos ligados à energia, onde se destaca o STEP – Solutions to Tackle Energy Poverty, apoiado pelo Horizonte 2020. Atualmente é Jurista do Departamento Jurídico e Económico da DECO e do Departamento DECO Regiões, o qual se dedica à promoção de parcerias com vários stakeholders de natureza privada e pública.

 

O Júri contará ainda com a participação de:

Alexandre Nilo Fonseca, do MUDA, na categoria DIGITAL

Com mais de 30 anos de experiência profissional nas áreas de tecnologias de informação, tem estado associado ao desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento, destacando-se a sua atuação na promoção da Economia Digital em Portugal, sendo presentemente Diretor Executivo e Fundador do MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa e Presidente da Associação da Economia Digital em Portugal.

 

Mafalda Ribeiro, Palestrante e Consultora de Inclusão, na categoria DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Mafalda Ribeiro estudou jornalismo, mas foi técnica de comunicação na área do ambiente. Convive com a doença rara congénita Osteogénese Imperfeita (apelidada de “doença dos ossos de vidro”), fez mais de 100 fraturas e desloca-se em cadeira de rodas desde sempre. Por ser convidada para falar em público, acerca da sua visão com propósito da vida, criou o projeto “Sorrir Sobre Rodas”. Publicou em 2023 o livro “Gotas no Charco”. É autora, palestrante atualmente consultora de inclusão para a deficiência no Grupo Jerónimo Martins.

 

Pedro Horta, da Universidade de Évora na categoria NEUTRALIDADE CARBÓNICA

É responsável pela Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora e Coordenador do INIESC – Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração. Tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de atividades de investigação em tecnologias e aplicações solares térmicas e no seu potencial de descarbonização e transição energética de diferentes setores económicos, desde a indústria à agricultura entre outros.

 

Vítor Baltazar Dias, do Instituto Português do Desporto e Juventude, na categoria NOVAS GERAÇÕES

É Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude desde 2017, tendo vindo a dedicar-se à área da juventude desde longa data. Integrou o Instituto Português da Juventude como Delegado Regional do Porto entre 2005 e 2007 e, mais tarde, como Diretor do Norte entre 2007 e 2012. Pós-graduado em Juventude pela Universidade do Porto, é dirigente associativo em várias organizações.

 

Roberta Medina, do Rock in Rio, na categoria TURISMO

À frente do Rock in Rio desde 2001, foi responsável por adotar processos pioneiros de sustentabilidade. Liderou o primeiro passo de internacionalização do projeto com o Rock in Rio Lisboa 2004. Assumiu a função de Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio em todos os mercados por onde o evento passou, sendo também responsável por projetos da Rock World Lisboa, como o Worten Game City by Rock in Rio e a Árvore de Natal de Portugal, da Polónia e da Roménia. Além de manter a liderança do Rock in Rio Lisboa, assume agora a função de Chief Brand Reputation Officer da Rock World.

 

As autarquias distinguidas com prémios e menções honrosas serão anunciadas numa Cerimónia de Entrega de Prémios muito especial que a DECO está a preparar e que acontecerá em março de 2025.

Saiba mais sobre a edição 2024 do Prémio Município Amigo do Consumidor AQUI