A Câmara Municipal de Lisboa e a DECO mantêm em funcionamento o gabinete de apoio às famílias lisboetas “Finanças Saudáveis”, continuando a prestar apoio diário e de proximidade às famílias/munícipes no processo de reorganização e reestruturação das suas dívidas e a prestar aconselhamento especializado em áreas relacionadas com as medidas implementadas a nível nacional e local de proteção às famílias, nomeadamente em matéria de energia, alimentação, apoios sociais, entre outras.
Criado em fevereiro de 2023, este Gabinete apoiou mais de 700 cidadãos a reajustar o seu orçamento familiar. O aumento das taxas de juros e do custo de vida, a perda de rendimentos, o desemprego e a doença, entre outros, são problemas que as famílias enfrentam diariamente e o Gabinete Finanças Saudáveis acolhe os seus anseios e preocupações.
A Câmara de Lisboa, recentemente renovou este protocolo com DECO, continuando Finanças Saudáveis em plena atividade até 2025, e sendo este um projeto de continuidade, a DECO e a Autarquia decidiram que a próxima fase desta parceria deve dirigir-se a outros públicos-alvo: aos jovens, aos migrantes e aos portadores de deficiências.
Para tal, o Gabinete pretende desenvolver atividades sobre literacia financeira junto dos consumidores mais jovens, seja nas escolas do Concelho, seja através da parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC).
De referir que a DECO integra a Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Formação Financeira desde o seu início (2011) e, enquanto parceira do Plano, tem, ao longo destes anos, acompanhado a sua implementação e preparado, no âmbito do seu plano de atividades, ações e iniciativas que têm permitido contribuir para a formação financeira dos consumidores.
A DECO tem promovido inúmeras ações com o objetivo de melhorar as suas competências e conhecimentos sobre os conceitos financeiros básicos e úteis à gestão do dinheiro e do orçamento familiar. O nosso principal foco passa por dotar os jovens estudantes de conhecimentos práticos sobre finanças pessoais, capacitando-os para tomadas de decisão informadas e responsáveis, sem prescindir da função de divulgação do Gabinete Finanças Saudáveis junto deste público.
São muitos os imigrantes que chegam a Lisboa à procura de trabalho ou para fugir da guerra e que ficam alojados em casas e quartos sobrelotados. O desconhecimento dos seus direitos e dos apoios existentes são uma verdadeira barreira. Por vezes, abrir uma simples conta bancária ou saber quais são as obrigações fiscais são tarefas árduas.
A DECO há muito que conhece esta realidade dos consumidores migrantes, tendo já identificado necessidades relativamente a esta comunidade e produzido um “Guia do Consumidor Migrante”. Este Guia integra informações essenciais sobre os direitos dos consumidores migrantes, destacando-se serviços disponíveis e fornecendo orientações práticas adaptadas às suas necessidades.
Considerando a diversidade linguística, exploraremos com a Câmara Municipal de Lisboa a tradução desse guia para outras línguas, garantindo acessibilidade de todos os membros da comunidade migrante, apoiando-a no trabalho diário Gabinete Finanças Saudáveis.
As pessoas com deficiência e incapacidades residentes na cidade de lisboa, apesar das várias respostas já existentes, deparam-se frequentemente com carências de acompanhamento que lhes permita uma ajuda efetiva, seja no acesso ao crédito habitação com taxa bonificada ou a benefícios fiscais e sociais por quem seja portador de um atestado multiuso.
Reconhecendo a importância do diálogo aberto e inclusivo, bem como a necessidade de um investimento continuado na divulgação do contributo deste gabinete para a melhoria das condições de vida dos lisboetas, a DECO defende que é fundamental criar uma rede de Finanças Saudáveis, envolvendo o maior número possível de entidades de apoio ao consumidor, o mais vulnerável, o jovem, o migrante, o portador de deficiências ou incapacidades.
Localizado no edifício da Câmara Municipal de Lisboa no Campo Grande, o gabinete ajuda, gratuitamente, os munícipes no acompanhamento do orçamento familiar, apoio à restruturação de contratos de crédito e/ou dívidas e aconselhamento para auxílios públicos na energia, alimentação e outros apoios sociais.
Este apoio é feito presencialmente por especialistas da DECO todos os dias úteis:
- segundas, quartas e sextas-feiras das 14:00 às 18:00
- terças e quintas-feiras das 09h00 às 13h00
O Finanças Saudáveis presta, também, atendimento telefónico, todos os dias úteis, através de uma linha gratuita, com o número 800 910 523, disponível das 09h00 às 20h00.
Queremos consumidores alfacinhas mais informados e conscientes em relação à sua economia pessoal. A literacia financeira é uma componente essencial para uma vida financeira saudável.
Conte com o apoio do Gabinete Finanças Saudáveis!
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.