Todos os consumidores têm direito à proteção, defesa e promoção da sua saúde. Este direito concretiza-se através do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que deve garantir a todos os cidadãos, independentemente da sua condição social ou económica, o acesso universal e igualitário aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação em todo o território nacional. Recordamos que o SNS é universal e tendencialmente gratuito.

 

Estar bem informado é o primeiro passo para que os cidadãos intervenham nas decisões sobre a sua saúde e exijam o cumprimento dos seus direitos. Mas os utentes nem sempre estão informados seus direitos sobre saúde. Além disso, nem todos compreendem as informações dadas por médicos e enfermeiros.

 

Neste Dia Mundial do Doente, reforçamos alguns dos direitos básicos do utente de saúde:

 

Direito a ser informado

O utente do Serviço Nacional de Saúde tem direito a ser informado sobre a sua situação clínica, as alternativas de tratamento e a evolução provável do seu estado de saúde.

 

Direito a receber os cuidados de saúde adequados

Os utentes que recorrem ao SNS encontram-se numa situação e vulnerabilidade e, como tal, têm direito a receber esses cuidados adequados.

 

Direito a reclamar

O utente tem o direito a reclamar e apresentar queixa em qualquer estabelecimento de saúde manifestando a sua discordância ou insatisfação perante o prestador do serviço de saúde.

 

 

Nesta data tão importante junte-se à DECO na missão de sensibilizar a sociedade civil para a necessidade de apoiar e ajudar todas as pessoas doentes.

Notícias relacionadas:

A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos

Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que,  logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.

Ler mais

Privacy Preference Center