No Dia Mundial da Criança, a DECO alerta para a importância da literacia financeira dos mais jovens, os adultos do futuro, dotando-os de informação e conselhos para desenvolver uma vida financeira saudável.
As crianças e os jovens devem, desde cedo, ter uma verdadeira noção do valor do dinheiro. Os recursos financeiros são limitados, mas as nossas necessidades e vontades estão sempre a crescer. Torna-se, pois, essencial aprender a fazer escolhas e a gerir o dinheiro, conhecendo e compreendendo as ferramentas que o permitam fazer de forma informada e responsável.
Preocupada com esta realidade, a DECO tem tido um papel ativo na promoção da literacia financeira junto dos jovens consumidores através de sessões informativas e webinares, entre outros eventos, que permitem o acesso a informação para a construção de uma vida financeira onde os bons hábitos de gestão prevalecem desde cedo.
A DECO promove a literacia financeira junto de crianças e jovens
A DECOJovem, programa de educação do consumidor promovido pela DECO e dirigido às escolas, participou na Global Money Week, edição de 2022. A Global Money Week é uma campanha anual de informação global, que procura sensibilizar os jovens consumidores para as boas práticas de gestão do dinheiro pessoal e para a importância de criar hábitos de poupança.
Nas sessões de 2022 participaram 1156 crianças e jovens de todos os ciclos de ensino, desde o 1º ao ensino secundário, de 27 escolas de todo o país pertencentes à rede de escolas DECOJovem. Foram abordadas as seguintes temáticas:
- Gestão do Orçamento,
- Numeracia Financeira,
- Serviços Bancários.
Desta experiência e dos dados obtidos durante as sessões foi possível concluir que os jovens têm boa capacidade de avaliação dos seus recursos financeiros e de tomar decisões conscientes. No entanto, e porque não dominam conceitos financeiros, têm ainda grandes fragilidades, não aproveitando ferramentas de gestão, como o orçamento, ou o recurso a serviços bancários para tirar rentabilidade do seu dinheiro. Poderá consultar estes dados no nosso relatório disponível aqui:
Oferecemos alguns conselhos para os mais novos, que são também consumidores:
- Assume a liderança das tuas finanças!
- Negoceia com os teus pais um valor para uma semanada ou mesada;
- Foca-te no essencial;
- Define um montante para a poupança e estabelece os objetivos que queres alcançar, é mais fácil poupar com uma meta definida – “quanto preciso e para quê?”;
- Evita ceder aos apelos do consumo, ‘cool’ não é sinónimo de gastar muito dinheiro;
- Guarda 10% do dinheiro que recebes, quer sejam 5 ou 50 euros. “Chapa ganha, chapa gasta” não é de todo uma boa solução!
Para além do que consegues poupar, verifica o que podes fazer para economizar:
- Instala uma app de poupança: um bom personal trainer financeiro ajuda no exercício de poupar;
- Ganha dinheiro com as tuas capacidades, dá asas à tua criatividade;
- Compromete-te com a tua família a reduzir as faturas; está atento ao pacote de telecomunicações: recorre mais ao wi-fi e menos aos dados movéis;
- Reinventa as tuas refeições em família: procura ideias em blogues de refeições saudáveis e low-cost;
- Escolhe produtos “mais leves” no preço: pesquisa e compara em lojas físicas e online;
- Para a escola leva sempre a lancheira e assim pouparás na carteira;
A promoção da literacia financeira junto dos jovens, sobretudo em idade escolar, é um dos meios mais eficaz para a capacitação financeira, permitindo formar, desde cedo, adultos capazes de ,ao longo da sua vida, ter uma relação saudável com o dinheiro.
Assim, A DECO defende a realização de ainda mais sessões de esclarecimento sobre este tema para os mais jovens, alertando para situações de risco ou ruturas financeiras e apelando a comportamentos responsáveis em relação às obrigações que assumem quando contraem crédito, desenvolvendo a consciência de que a poupança deve ser a linha orientadora na gestão do seu orçamento em todas as etapas da vida.
Notícias relacionadas:
Investimentos cada vez mais “sustentáveis”
29/10/2024
As preocupações crescentes com a promoção de uma economia mais sustentável têm obrigada à reflexão sobre como investir num ambiente ético e responsável. Os investimentos sustentáveis são estratégias e práticas de investimento que, de uma forma geral, têm por objetivo combater o tradicional conflito entre o bem-estar social, a proteção ambiental e a necessidade de retorno financeiro de quem investe.
Pagamentos cada vez mais digitais
24/10/2024
A inovação tecnológica e os novos hábitos de consumo têm mudado a forma como os portugueses se comportam na hora de pagar, até porque as soluções eletrónicas ao seu dispor são muitas. O Relatório dos Sistemas de Pagamentos 2023, publicado pelo Banco de Portugal (BdP), revelou que 90% dos pagamentos desse ano foram feitos com cartão, o que se traduz, em média, em 10,3 milhões de pagamentos por dia, em Portugal.
Banca cada vez mais digital
17/10/2024
Com a transformação digital do setor bancário, verifica-se a alteração da relação dos clientes bancários que migram das tradicionais agências para os canais digitais. Hoje abrir uma simples conta à ordem é um processo realizado em poucos minutos através do smartphone.