A DECO alerta, os consumidores, para o aumento de burlas, realizadas por falsos intermediários de crédito.

Muitos são os consumidores com dificuldades financeiras que se deparam com anúncios nas redes sociais, nomeadamente no  facebook, sobre a concessão de crédito fácil. O consumidor deverá estar especialmente alerta se for informado da aprovação imediata do crédito sendo-lhe solicitado um montante monetário para a sua concretização.

O Banco de Portugal tem vindo a emitir alertas públicos sobre entidades não autorizadas/habilitadas a desenvolver atividade financeira e sobre potenciais práticas fraudulentas.

Se pretende contratar crédito consulte a  lista de entidades autorizadas a conceder crédito, se  recorrer aos serviços de um intermediário, verifique se este se encontra devidamente registado junto do Banco de Portugal. Saiba mais em gasdeco.net.

Notícias relacionadas:

A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos

Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que,  logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.

Ler mais

Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas

O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.

Ler mais

Privacy Preference Center