Em que consiste o Sistema Público de Apoio à Conciliação no Sobre-Endividamento (SISPACSE)?
O SISPACSE é um mecanismo extrajudicial de apoio a pessoas singulares que residam em território nacional e se encontrem numa atraso no pagamento, ou seja uma situação mora, que na sua iminência, ou de não cumprimento definitivo de pagar as suas obrigações, dívidas.
É de adesão voluntária e o seu objetivo é evitar a insolvência dos devedores, bem como o recurso a via judicial dos credores. O sistema assenta na promoção de um acordo entre as partes, apoiados por um conciliador.
Quais são as dívidas excluídas?
Estão excluídas do SISPACSE as dívidas às Finanças ou à Segurança Social e os créditos que estejam abrangidos pelo Plano de Ação para o Risco de Incumprimento e pelo Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento. Também os devedores que já tenham pendente um processo de insolvência, um processo especial de revitalização ou um processo especial para acordo de pagamento não podem recorrer a este sistema.
Quais são as funções do conciliador e como pode a DECO ajudar?
O conciliador promove diligências, sessões informativas e de negociação, fomentando um espaço de negociação entre o devedor e o(s) credor(es), de forma a promover a obtenção de um acordo que satisfaça os interesses de todas as partes envolvidas. O conciliador deverá atuar de modo imparcial face a todos os intervenientes, sem deixar de propor as soluções que, de acordo com a informação de que dispõe, julgue mais adequadas para a justa resolução do litígio. Contudo, a escolha do conciliador é sorteada entre os conciliadores inscritos na circunscrição territorial correspondente ao concelho indicado na morada do devedor.
Conhece o SISPACSE? Saiba como aceder a este mecanismo!
Desde 30 de Setembro de 2021 que este mecanismo está disponível para ser acionado pelos consumidores. Sendo que o consumidor, que pretenda recorrer ao mesmo, deverá preencher um formulário eletrónico e submeter o mesmo, recorrendo ao sítio web do SISPACSE e clicando em aceder ao formulário para ativar a intervenção do SISPACSE.
Cabe alertar que este mecanismo não está isento de custos para o consumidor, uma vez que caso as partes avancem para a fase de negociações o consumidor terá de pagar uma taxa de 30€.
Saiba mais sobre o SISPACSE aqui.
Notícias relacionadas:
Investimentos cada vez mais “sustentáveis”
29/10/2024
As preocupações crescentes com a promoção de uma economia mais sustentável têm obrigada à reflexão sobre como investir num ambiente ético e responsável. Os investimentos sustentáveis são estratégias e práticas de investimento que, de uma forma geral, têm por objetivo combater o tradicional conflito entre o bem-estar social, a proteção ambiental e a necessidade de retorno financeiro de quem investe.
Pagamentos cada vez mais digitais
24/10/2024
A inovação tecnológica e os novos hábitos de consumo têm mudado a forma como os portugueses se comportam na hora de pagar, até porque as soluções eletrónicas ao seu dispor são muitas. O Relatório dos Sistemas de Pagamentos 2023, publicado pelo Banco de Portugal (BdP), revelou que 90% dos pagamentos desse ano foram feitos com cartão, o que se traduz, em média, em 10,3 milhões de pagamentos por dia, em Portugal.
Banca cada vez mais digital
17/10/2024
Com a transformação digital do setor bancário, verifica-se a alteração da relação dos clientes bancários que migram das tradicionais agências para os canais digitais. Hoje abrir uma simples conta à ordem é um processo realizado em poucos minutos através do smartphone.