A DECO junta-se a uma Coligação de 15 entidades não governamentais europeias que querem proteger todos os consumidores europeus do crédito irresponsável.

A DECO integra a Coligação de 15 entidades não governamentais europeias, oriundas de diversas áreas, como seja a ação social, económica e eliminação da pobreza, que visa proteger os consumidores do crédito irresponsável, contribuindo para o processo de revisão da Diretiva de crédito ao consumo.

 

O crédito ao consumo é um produto muito importante para os consumidores e a sua prestação deve ser disciplinada e supervisionada de forma rigorosa, garantindo-se os seus direitos e interesses.

 

A proposta de revisão desta diretiva encontra-se atualmente em análise pelo Parlamento Europeu e o Conselho Europeu. Embora a proposta inclua avanços significativos nas medidas de proteção dos interesses dos consumidores, a Coligação considera que se poderá ir mais além tendo em vista a eliminação do crédito irresponsável e a prevenção do sobre-endividamento.

 


 

O trabalho desenvolvido pela Coligação no tema do crédito ao consumo  é de extrema importância para os consumidores europeus, facto que leva a DECO a apoiar as suas iniciativas.