A DECO junta-se a uma Coligação de 15 entidades não governamentais europeias que querem proteger todos os consumidores europeus do crédito irresponsável.
A DECO integra a Coligação de 15 entidades não governamentais europeias, oriundas de diversas áreas, como seja a ação social, económica e eliminação da pobreza, que visa proteger os consumidores do crédito irresponsável, contribuindo para o processo de revisão da Diretiva de crédito ao consumo.
O crédito ao consumo é um produto muito importante para os consumidores e a sua prestação deve ser disciplinada e supervisionada de forma rigorosa, garantindo-se os seus direitos e interesses.
A proposta de revisão desta diretiva encontra-se atualmente em análise pelo Parlamento Europeu e o Conselho Europeu. Embora a proposta inclua avanços significativos nas medidas de proteção dos interesses dos consumidores, a Coligação considera que se poderá ir mais além tendo em vista a eliminação do crédito irresponsável e a prevenção do sobre-endividamento.
O trabalho desenvolvido pela Coligação no tema do crédito ao consumo é de extrema importância para os consumidores europeus, facto que leva a DECO a apoiar as suas iniciativas.
Notícias relacionadas:
Investimentos cada vez mais “sustentáveis”
29/10/2024
As preocupações crescentes com a promoção de uma economia mais sustentável têm obrigada à reflexão sobre como investir num ambiente ético e responsável. Os investimentos sustentáveis são estratégias e práticas de investimento que, de uma forma geral, têm por objetivo combater o tradicional conflito entre o bem-estar social, a proteção ambiental e a necessidade de retorno financeiro de quem investe.
Pagamentos cada vez mais digitais
24/10/2024
A inovação tecnológica e os novos hábitos de consumo têm mudado a forma como os portugueses se comportam na hora de pagar, até porque as soluções eletrónicas ao seu dispor são muitas. O Relatório dos Sistemas de Pagamentos 2023, publicado pelo Banco de Portugal (BdP), revelou que 90% dos pagamentos desse ano foram feitos com cartão, o que se traduz, em média, em 10,3 milhões de pagamentos por dia, em Portugal.
Banca cada vez mais digital
17/10/2024
Com a transformação digital do setor bancário, verifica-se a alteração da relação dos clientes bancários que migram das tradicionais agências para os canais digitais. Hoje abrir uma simples conta à ordem é um processo realizado em poucos minutos através do smartphone.