CONHEÇA AS CONSEQUÊNCIAS DO INCUMPRIMENTO NOS CONTRATOS DE CRÉDITO E O PODE FAZER PARA MELHORAR A SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA.
Perante dificuldades financeiras, muitos são os consumidores que acabam por cair em incumprimento do pagamento das suas responsabilidades de crédito. Tal cenário tem consequências graves para os consumidores, como por exemplo:
- O aumento do valor em dívida decorrente da cobrança de juros de mora, comissões e demais encargos;
- Possibilidade de ser exigido aos fiadores os montantes em dívida;
- A comunicação da situação de incumprimento na Central de Responsabilidades de crédito do Banco de Portugal, entre outras.
Perante este cenário para os consumidores que se encontrem em situação de incumprimento, deixamos-lhe alguns conselhos e alertas. Para isso, deve:
- Contactar a instituição de crédito para que esta avalie a sua situação financeira. Saiba que sempre que as instituições de crédito se deparem com situações de incumprimento são obrigadas a accionar procedimentos especificados na lei, cujo objectivo é avaliar a capacidade financeira do cliente e quando viável apresentar soluções;
- Colaborar ativamente com a instituição de crédito, remetendo informação e a documentação que seja solicitada;
- Avaliar a proposta apresentada e solicitar todos os esclarecimentos que considere oportuno sobre a mesma a entidade em apreço.
Conheça os nossos conselhos de forma detalhada no guia disponível no nosso site e de forma interativa, aqui:
Existem males maiores, nós ajudamos!
A DECO presta aconselhamento e orientação na gestão das suas finanças pessoais e apoia o consumidor sobre-endividado, através do nosso Gabinete de Proteção Financeira. Peça apoio aqui ou em gasdeco.net.
Notícias relacionadas:
Investimentos cada vez mais “sustentáveis”
29/10/2024
As preocupações crescentes com a promoção de uma economia mais sustentável têm obrigada à reflexão sobre como investir num ambiente ético e responsável. Os investimentos sustentáveis são estratégias e práticas de investimento que, de uma forma geral, têm por objetivo combater o tradicional conflito entre o bem-estar social, a proteção ambiental e a necessidade de retorno financeiro de quem investe.
Pagamentos cada vez mais digitais
24/10/2024
A inovação tecnológica e os novos hábitos de consumo têm mudado a forma como os portugueses se comportam na hora de pagar, até porque as soluções eletrónicas ao seu dispor são muitas. O Relatório dos Sistemas de Pagamentos 2023, publicado pelo Banco de Portugal (BdP), revelou que 90% dos pagamentos desse ano foram feitos com cartão, o que se traduz, em média, em 10,3 milhões de pagamentos por dia, em Portugal.
Banca cada vez mais digital
17/10/2024
Com a transformação digital do setor bancário, verifica-se a alteração da relação dos clientes bancários que migram das tradicionais agências para os canais digitais. Hoje abrir uma simples conta à ordem é um processo realizado em poucos minutos através do smartphone.