O PRAZO DA MORATÓRIA PÚBLICA APLICADA AO CRÉDITO HIPOTECÁRIO JÁ TERMINOU O QUE SIGNIFICA QUE MUITAS FAMÍLIAS VÃO RETOMAR O PAGAMENTO DAS PRESTAÇÕES.
O prazo da moratória pública aplicada ao crédito hipotecário terminou no dia 30 de setembro. Em outubro, as famílias vão retomar o pagamento da prestação do crédito à habitação. Mas, nem sempre é fácil ou mesmo possível retomar o pagamento da prestação.
Os bancos têm apresentado propostas aos consumidores que aderiram à moratória e ainda não recuperaram os seus rendimentos. As famílias devem analisar cuidadosamente essas propostas e o impacto que terão nos seus orçamentos familiares.
Se o consumidor chegar à conclusão de que a proposta de renegociação não é compatível com os seus rendimentos, deve contactar o banco e tentar encontrar uma nova solução. Se tiver dúvidas, contacte-nos aqui.
Crédito consolidado: o que saber
Com o fim das moratórias, muitas famílias que, ainda não conseguiram recuperar os seus rendimentos, estão a ponderar recorrer a um novo empréstimo para pagar prestações de crédito ou para consolidar os seus créditos, como forma de reduzir custos. Sempre que ponderar recorrer ao crédito consolidado, o consumidor deve verificar as propostas que lhe são apresentadas e analisar as taxas apresentadas e comissões associadas. Não se esqueça de calcular a taxa de esforço. Todo o cuidado é pouco quando se fala de crédito!
Fazer um orçamento mensal
Controlar as despesas e as receitas é fundamental. Nada como fazer um orçamento mensal, de forma a manter as finanças controladas e debaixo de olho!
Conte com a DECO para o apoiar
Saiba que pode sempre contar com a DECO para o apoiar a interceder junto das instituições de crédito para reestruturar os seus créditos e ajudá-lo a retomar o equilíbrio da sua vida financeira!
O fim da moratória não tem de ser um pesadelo! A DECO ajudá-lo-á a recuperar uma saúde financeira próspera e organizada!
Notícias relacionadas:
Investimentos cada vez mais “sustentáveis”
29/10/2024
As preocupações crescentes com a promoção de uma economia mais sustentável têm obrigada à reflexão sobre como investir num ambiente ético e responsável. Os investimentos sustentáveis são estratégias e práticas de investimento que, de uma forma geral, têm por objetivo combater o tradicional conflito entre o bem-estar social, a proteção ambiental e a necessidade de retorno financeiro de quem investe.
Pagamentos cada vez mais digitais
24/10/2024
A inovação tecnológica e os novos hábitos de consumo têm mudado a forma como os portugueses se comportam na hora de pagar, até porque as soluções eletrónicas ao seu dispor são muitas. O Relatório dos Sistemas de Pagamentos 2023, publicado pelo Banco de Portugal (BdP), revelou que 90% dos pagamentos desse ano foram feitos com cartão, o que se traduz, em média, em 10,3 milhões de pagamentos por dia, em Portugal.
Banca cada vez mais digital
17/10/2024
Com a transformação digital do setor bancário, verifica-se a alteração da relação dos clientes bancários que migram das tradicionais agências para os canais digitais. Hoje abrir uma simples conta à ordem é um processo realizado em poucos minutos através do smartphone.