ENCONTROU O SEU NOME NA LISTA PÚBLICA DE EXECUÇÕES E AGORA? NÃO DESESPERE! SAIBA O QUE PODE FAZER E COMO A DECO PODE AJUDAR.
Neste destaque, vai poder perceber o que é a Lista Pública de Execuções e o que pode fazer para evitar ações judiciais desnecessárias.
O que é a lista pública de execuções ?
Esta é uma lista online de acesso público, disponível no sítio www.citius.mj.pt, com a informação dos devedores que não têm património para solver as suas obrigações e que, em consequência a ação executiva em tribunal foi extinta por inexistência ou insuficiência de bens que pudessem ser penhorados.
O objetivo desta Lista Pública de Execuções é de evitar futuras ações judiciais desnecessárias, bem como a identificação dos devedores sem capacidade económica e financeira para fazerem face às suas obrigações, mas é-lhes conferinda a possibilidade de aderirem a planos de pagamento elaborados com o auxílio de entidades de apoio ao sobreendividadmento.
Como a DECO pode ajudá-lo?
A DECO é uma das entidades reconhecida pelo Ministério da Justiça como um sistema de apoio a situações de sobre-endividamento. Tal reconhecimento permite que possamos informar e aconselhar consumidores em situações de sobre-endividamento e acompanhar na elaboração de um plano e pagamentos, através de procedimentos de conciliação e mediação junto dos representantes legais dos credores. Com adesão do consumidor a um plano de pagamento a inclusão do consumidor na Lista pública é suspensa no caso de se encontrar na iminência da sua integração ou o seu nome é excluído caso já se encontre integrado.
Se esta é a sua situação contacte o Gabinete de Proteção Financeira da DECO que poderá informá-lo, orientá-lo e promover o reequilíbrio da sua situação financeira. Saiba mais em gasdeco.net .
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.