O programa de educação da DECO está a realizar um ciclo de conferências digitais – CONSUMERS GO GREEN – em contexto escolar sobre consumo sustentável e quer levar o tema às escolas.
Nos próximos meses, a DECOJovem vai realizar 8 conferências sobre temáticas relacionadas com a sustentabilidade, onde vamos dar especial importância às boas práticas de consumo sustentável que os jovens consumidores podem realizar no seu dia-a-dia e a forma como cada um de nós pode contribuir para a resolução dos principais desafios ambientais.
O objetivo principal é promover a reflexão dos alunos relativamente aos impactes e benefícios das suas escolhas para o planeta.
Vão ser realizadas 7 conferências sobre temas específicos e uma conferência final de âmbito nacional com transmissão em livestream:
- Alimentação sustentável e desperdício alimentar (22 de abril, às 10h30);
- Greenwashing (3 de maio, às 10h10);
- Transição energética em casa (28 de maio, às 10h40);
- Transportes e mobilidade suave (setembro, data e hora a definir);
- Reparabilidade e durabilidade (outubro, data e hora a definir);
- Resíduos (outubro, data e hora a definir);
- Economia da partilha e consumo colaborativo (outubro, data e hora a definir);
- Conferência final (novembro, data e hora a definir).
As conferências vão contar com a presença da embaixadora da DECOJovem e de especialistas de diferentes entidades na área da sustentabilidade. Nelas, os participantes vão participar no debate utilizando dinâmicas e ferramentas interativas.
As conferências destinam-se aos jovens consumidores, em específico, alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Cada conferência acontece em horário escolar e tem a duração prevista de 90 minutos.
As escolas interessadas em assistir à(s) conferência(s) devem inscrever-se através do email decojovem@deco.pt.
As conferências acontecem no âmbito do projeto CONSUMERS GO GREEN, uma iniciativa com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.