O programa de educação da DECO está a realizar um ciclo de conferências digitais – CONSUMERS GO GREEN – em contexto escolar sobre consumo sustentável e quer levar o tema às escolas.

Nos próximos meses, a DECOJovem vai realizar 8 conferências sobre temáticas relacionadas com a sustentabilidade, onde vamos dar especial importância às boas práticas de consumo sustentável que os jovens consumidores podem realizar no seu dia-a-dia e a forma como cada um de nós pode contribuir para a resolução dos principais desafios ambientais.

O objetivo principal é promover a reflexão dos alunos relativamente aos impactes e benefícios das suas escolhas para o planeta.

Vão ser realizadas 7 conferências sobre temas específicos e uma conferência final de âmbito nacional com transmissão em livestream:

  1.   Alimentação sustentável e desperdício alimentar (22 de abril, às 10h30);
  2.  Greenwashing (3 de maio, às 10h10);
  3.  Transição energética em casa (28 de maio, às 10h40);
  4.  Transportes e mobilidade suave (setembro, data e hora a definir);
  5.  Reparabilidade e durabilidade (outubro, data e hora a definir);
  6.  Resíduos (outubro, data e hora a definir);
  7.  Economia da partilha e consumo colaborativo (outubro, data e hora a definir);
  8.  Conferência final (novembro, data e hora a definir).

As conferências vão contar com a presença da embaixadora da DECOJovem e de especialistas de diferentes entidades na área da sustentabilidade. Nelas, os participantes vão participar no debate utilizando dinâmicas e ferramentas interativas.

As conferências destinam-se aos jovens consumidores, em específico, alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Cada conferência acontece em horário escolar e tem a duração prevista de 90 minutos.

As escolas interessadas em assistir à(s) conferência(s) devem inscrever-se através do email decojovem@deco.pt.

As conferências acontecem no âmbito do projeto CONSUMERS GO GREEN, uma iniciativa com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.

Notícias relacionadas:

A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos

Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que,  logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.

Ler mais

Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas

O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.

Ler mais

Privacy Preference Center