Dia da Terra: DECO promove preservação ambiental e sustentabilidade
A DECO celebra o Dia Mundial da Terra, 22 de abril, reforçando o seu compromisso em promover a consciência ambiental e incentivar ações que visem a proteção do nosso planeta e dos seus recursos naturais.
Este ano, a DECO destaca a importância de se conhecer a pegada de carbono individual e de obter informação prática sobre a mudança de hábitos de consumo como sendo os primeiros passos fundamentais para a preservação ambiental.
O LifestyleTest é uma ferramenta inovadora que permite aos consumidores compreenderem o impacte das suas escolhas diárias no ambiente e a urgência de adotarem um estilo de vida mais sustentável. Através desta ferramenta, os participantes podem avaliar a sua pegada de carbono, identificar áreas em que a poderão reduzir e receber dicas personalizadas sobre como fazer mudanças positivas e imediatas no seu dia a dia.
Esta ferramenta, que foi desenvolvida por 16 organizações europeias, já foi experimentada por milhares de consumidores. Em Portugal foram já realizados mais de 5 000 testes, tendo-se concluído que a pegada média dos portugueses é de 9.015 kgCO2e/pessoa/ano, quase mais 2 mil kg de CO2 de que a média europeia.
Em Portugal, a área na qual a pegada é mais pesada é a dos transportes (4.650 kgCO2e/pessoa/ano), seguindo-se a da alimentação (2.248 kgCO2e/pessoa/ano), das compras (1.158 kgCO2e/pessoa/ano) e da casa (960 kgCO2e/pessoa/ano).
A DECO, para além de envolver os consumidores, está a trabalhar com diversos municípios, universidades e organizações, criando campanhas com URL personalizado que permitem conhecer a pegada de carbono dos seus públicos.
Braga foi a 1ª cidade a aderir a esta iniciativa do LifestyleTest, seguindo-se campanhas com outros municípios, de que são exemplo Valongo, Azambuja, Benavente e Cascais. A ferramenta chegou, também, à Madeira, mais concretamente à Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria que está a desenvolver o URL do LifestyleTest.
Usar a ferramenta da DECO é, também, reconhecer que os recursos do nosso planeta são finitos e que devem ser preservados para garantir a sustentabilidade das gerações futuras. Poupar recursos como água, energia e matéria-prima não reduz apenas a nossa pegada ambiental, mas também ajuda a proteger ecossistemas frágeis e a manter o equilíbrio dos sistemas naturais.
A DECO convida todos os consumidores a juntarem-se a esta importante causa, aproveitando o Dia Mundial da Terra para promover a consciencialização da preservação ambiental e para fazer mudanças positivas no Planeta.
Teste já a sua pegada e ajude-nos a fazer a diferença: www.lifestyletest.eu/pt
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.