A DECO juntou-se à ANP | WWF, Sciaena, ZERO e à Linked.Green para lançar o Manifesto REFIL. O objetivo é desafiar os retalhistas a disponibilizarem produtos de limpeza e higiene pessoal a granel.

Cinco associações vão lançar o Manifesto REFIL, que vai pedir aos principais retalhistas que operam em Portugal a disponibilizarem produtos de limpeza e higiene pessoal a granel. Assim queremos permitir a reutilização das embalagens através de reenchimento dentro da loja.

Comércio a granel em Portugal

O comércio de bebidas em embalagens reutilizáveis e de produtos a granel já se encontra previsto no comércio. No entanto, os consumidores não beneficiam de um mercado que lhes permita adquirir produtos de limpeza e higiene pessoal a granel, forçando-os a optar por novas embalagens. Consequentemente, esta realidade leva ao aumento da produção de resíduos, colocando em causa as metas portuguesas da sustentabilidade. A DECO quer mudar esta realidade.

Inquérito da Sustentabilidade: 70% dos consumidores querem reutilizar embalagens

Num inquérito recente desenvolvido em Portugal concluiu-se que mais de 70% dos consumidores estão disponíveis para reutilizar embalagens de produtos como champôs, gel de banho e detergentes, como estratégia para reduzir a poluição por plásticos. Assim, queremos tornar real esta possibilidade convidando as empresas a mudar este paradigma e, simultaneamente, os cidadãos a potenciar esta mudança.

Lançamento do Manifesto REFIL

O lançamento público do manifesto realiza-se no dia 21 de abril, pelas 21h00 através de um Live, no Facebook das organizações envolvidas, que poderá visualizar aqui. Junte-se a nós e perceba o que motivou a criação deste movimento.

Junte-se a nós, assine aqui e exija o seu direito a reduzir:

#WeChooseReuse #Plasticoamais

 

Notícias relacionadas:

A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos

Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que,  logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.

Ler mais

Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas

O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.

Ler mais

Privacy Preference Center