O CERTIFICADO DIGITAL COVID-19 DA UE É UMA FERRAMENTA CADA VEZ MAIS IMPORTANTE PARA VIAJAR E NO ACESSO A ATIVIDADES TURÍSTICAS E DE LAZER. SAIBA O QUE É, COMO OBTER E EM QUE SITUAÇÕES UTILIZAR.
O que é o Certificado Digital COVID-19?
O Certificado é um documento, em formato digital ou em papel, que facilita a livre circulação dos cidadãos nos países da União Europeia durante a pandemia de covid-19.
Existem três tipos de certificado (de vacinação, de teste e de recuperação) e ao viajar, os titulares de um certificado estarão, em princípio, isentos das restrições à livre circulação, na medida em que os Estados-Membros não devem impor restrições de viagem adicionais aos seus titulares, a menos que sejam proporcionadas e necessárias para proteger a saúde pública.
No entanto, tenha em atenção que o Certificado pode não isentar os titulares, em função do agravamento da situação epidemiológica, do cumprimento de medidas adicionais de saúde pública à chegada do Estado-Membro de destino da viagem. Por isso, aconselhamos que verifique sempre e atempadamente a informação do país de destino.
Saiba, ainda, que em Portugal a apresentação de Certificado Digital dispensa a apresentação de comprovativo de realização de teste para despiste da infeção por SARS-CoV-2, nos casos em que este seja exigido para assistir ou participar em eventos de natureza cultural, desportiva, corporativa ou familiar.
O Certificado pode ainda ser utilizado para acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local, bem como a restaurantes, nas circunstâncias em que seja exigida alternativamente a apresentação de teste de despiste negativo ou certificado digital.
Quem pode obter o certificado?
- Certificado de Vacinação – quem tenha o esquema vacinal completo, há pelo menos 14 dias;
- Certificado de Teste – quem tenha sido sujeito a um teste e obtido resultado negativo nas últimas 72 horas (teste PCR) ou 48 horas (teste rápido antigénio);
- Certificado de Recuperação – quem recuperou da infeção, na sequência de um resultado positivo realizado, há mais de 11 dias e menos de 180 dias.
Como posso obter o certificado?
Através do portal SNS 24 ou de aplicação móvel.
Quer saber mais ? Vá de férias descansado com o nosso novo Guia de Turismo e Lazer!
Explore a nova edição do Guia de Turismo e Lazer em tempos de pandemia COVID-19 e saiba mais sobre o certificado digital a partir da página 6, disponível aqui:
Precisa de apoio? Fale connosco!
Em caso de dúvidas, contacte-nos através do Formulário de Contacto, do endereço de email deco@deco.pt ou +351 213 710 200.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.