ENCONTRO DA REDE DE PARCEIROS DECO FOI UM SUCESSO.
À semelhança dos anos anteriores, a DECO promoveu um encontro nacional com os profissionais das várias entidades parceiras da Associação, rede que neste momento conta já com 63 entidades de todo o país. O encontro decorreu nos dias 16 e 18 de junho em formato online, contando com o envolvimento de 50 profissionais de diferentes organizações, na sua maioria municípios.
Com o mote “Novos desafios, novas respostas”, promovemos o aprofundamento de conhecimentos e de competências dos participantes sobre diferentes respostas para os problemas emergentes dos consumidores, potenciando a ação dos gabinetes locais de atendimento que trabalham em parceria com a DECO e que diariamente fazem a diferença na vida dos consumidores.
São inúmeros os desafios com que os consumidores se defrontam atualmente. Desde o acesso e qualidade da habitação, à pobreza energética sentida por grande parte da população, passando pelas dificuldades financeiras vividas pelas famílias, a que acresce o fim dos direitos excecionais de proteção dos consumidores. Face ao impacto de todos estes desafios, a DECO tem trabalhado para se antecipar e desenvolver as valências e respostas mais adequadas, colocando-as ao serviço da comunidade, através de plataformas de trabalho cada vez mais em rede.
É com grande satisfação que vemos reforçado todo o trabalho em parceria, a partilha de boas práticas entre os membros da rede e reconhecida a importância da permanente atualização de competências área dos direitos dos consumidores promovida pela DECO.
Obrigada a todos os participantes que fizeram deste um encontro memorável com toda a vossa energia e entusiasmo.
Continuamos juntos na defesa dos direitos dos consumidores.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.