A ÉPOCA DE VERÃO É PARA MUITOS UM MOMENTO DE FAZER PEQUENAS OBRAS EM CASA E REMODELAÇÕES. MAS SABIA QUE PODE MELHORAR O DESEMPENHO ENERGÉTICO DA SUA CASA E RECEBER UMA COMPARTICIPAÇÃO PELAS DESPESAS QUE FIZER?

O Programa Edificios Mais Sustentáveis do Fundo Ambiental, abriu recentemente uma segunda edição para candidaturas, verifique aqui as condições para poder beneficiar deste apoio.

As despesas que podem beneficiar deste apoio são:

  1.  Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética igual a “A+”;
  2.  Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos, recorrendo a materiais de base natural (ecomateriais) ou que incorporem materiais reciclados, bem como a substituição de portas de entrada: coberturas e/ou pavimentos, paredes e portas de entrada;
  3.  Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e/ou de águas quentes sanitárias (AQS), que recorram a energia renovável, de classe energética “A+” ou superior, designadamente: bombas de calor, sistemas solares térmicos, Caldeiras e recuperadores a biomassa com elevada eficiência;
  4.  Instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo com ou sem armazenamento;
  5.  Intervenções que visem a eficiência hídrica por via de:Substituição de dispositivos de uso de água na habitação por outros mais eficientes, Instalação de soluções que permitam a monitorização e controlo inteligente de consumos de água e Instalação de sistemas de aproveitamento de águas pluviais;
  6.  Intervenções para incorporação de soluções de arquitetura bioclimática, que envolvam a instalação ou adaptação de elementos fixos dos edifícios como sombreamentos, estufas e coberturas ou fachadas verdes, privilegiando soluções de base natural.

Podem beneficiar deste apoio todas as despesas realizadas após 7 de setembro de 2020, mas aconselhamos que verifique com atenção quais as exigências e critérios de eligibilidade para cada tipologia de medida.

Se precisar de esclarecer dúvidas, apoio para formalizar a candidatura ou mais informações contacte o nosso Gabinete de Aconselhamento de Energia (GAE).

Pode agendar uma consulta presencial ou telefónica, gratuita, com o Gabinete de Aconselhamento de Energia da DECO (uma atividade do projeto – STEP (Soluções para Combater a Pobreza Energética) financiado pelo programa H2020 da UE) através do nº  de telefone: 213710224 ou energia@deco.pt, ou preenchendo o formulário.