Recentemente as temperaturas têm baixado bastante, marcando o início da estação mais fria, em que o aquecimento e bem-estar das casas se tornam uma prioridade de todas as famílias.

 

Com a crescente procura por aquecimento residencial, √© fundamental que os consumidores avaliem cuidadosamente a efici√™ncia energ√©tica do seu sistema de aquecimento. ¬†Optar pelo mais eficiente, n√£o s√≥ proporciona conforto, como tamb√©m contribui, significativamente, para a redu√ß√£o dos custos de energia. Nesse contexto, tecnologias, como bombas de calor e sistemas de aquecimento solar, ganham relev√Ęncia, oferecendo alternativas mais sustent√°veis e eficazes ao consumidor.

 

Apesar destas terem um valor de investimento elevado, sentirá no seu orçamento uma clara compensação em termos de poupança de energia e consequentemente na fatura de eletricidade.

 

As mudanças climáticas obrigam-nos a repensar hábitos de consumo e o seu impacte no planeta. Isto inclui não só a escolha de sistemas de aquecimento eficientes, como também a otimização do isolamento térmico das nossas casas.

 

Um isolamento térmico eficiente limita as perdas e trocas de calor do interior com o exterior da casa. As portas e janelas representam cerca de 20% das perdas de calor de uma casa e as paredes e divisórias entre 25% a 30%. As coberturas podem, igualmente, causar perdas de calor acima de 30%, especialmente no inverno. Para se ter um bom isolamento é fundamental que se apostar nestas áreas.

 

A√ß√Ķes como estas podem ter um custo elevado. Por√©m, existem medidas de efici√™ncia energ√©tica de baixo custo que dependem do comportamento de cada um e que, facilmente, podem ser adotadas pelo consumidor, como sejam: regula√ß√£o correta da temperatura, uso de vestu√°rio mais quente em casa, aproveitamento da luz solar e n√£o abrir as janelas quando os aparelhos de aquecimento est√£o ligados.

 

O consumidor poderá, ainda, instalar válvulas termostáticas e termóstatos programáveis nos radiadores,  poupando entre 8% e 13% do seu consumo de energia.

 

 

Na Academia EVA- https://academiaeva.deco.pt/ o consumidor tem a oportunidade de aprofundar estes temas no curso ‚ÄúCasas Confort√°veis‚ÄĚ, preparando-se para fazer as escolhas adequadas. Os cursos s√£o inteiramente gratuitos e foram desenvolvidos para que os possa concluir de acordo com a sua disponibilidade e ritmo.