No Dia Mundial da Energia, celebrado hoje, 29 de maio, a DECO alerta para a urg√™ncia de se poupar energia, n√£o s√≥ para reduzir a fatura mensal dos consumidores, mas tamb√©m para ajudar a mitigar as altera√ß√Ķes clim√°ticas.
Para ajudar os consumidores a poupar energia, a DECO desenvolveu a plataforma EVA, com o apoio da ERSE. Com a informação e aconselhamento da EVA, o consumidor consegue reduzir a sua conta de eletricidade e gás até 40%.

 

Relembramos que em 2023, a DECO recebeu 14¬†488 reclama√ß√Ķes sobre o setor da energia. Os temas mais reclamados foram os seguintes:

  1. Faturação excessiva
  2. Prescrição dos consumos
  3. Tarif√°rios, pre√ßos, ofertas e campanhas promocionais ‚Äď incumprimento contratual
  4. Serviços adicionais
  5. Mudança de comercializador

 

A eficiência energética contribui para um ambiente mais saudável e sustentável e promove um uso mais consciente e responsável dos recursos energéticos. Adotar práticas de consumo eficiente permite ao consumidor pagar menos na fatura da eletricidade e gás e ajuda a construir futuro melhor e mais sustentável para todos.

 

Nesta plataforma, o cidadão encontra a ACADEMA EVA que oferece cursos gratuitos que descomplicam a otimização do uso de energia em casa, capacitando os consumidores a fazer escolhas informadas e economicamente vantajosas.

 

Celebre o dia da energia com ideias luminosas! Visite o site do projeto EVA: eva.deco.pt