Os gondomarenses vão passar a dispor do Balcão de Habitação e Energia da DECO. Este serviço, que oferece apoio gratuito aos consumidores nas áreas da habitação e energia, foi ontem, dia 11 de setembro, inaugurado com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e do Presidente da DECO Norte, Miguel Dias.
Face aos grandes desafios da transição energética e cientes da crise habitacional no contexto atual, a Câmara Municipal de Gondomar, em parceria com a DECO, vem alargar o âmbito de intervenção e parceria, desde 1992, através da dinamização do Balcão de Habitação e Energia DECO em Gondomar.
Este é um serviço que combina o apoio na área da energia, com aconselhamento relacionado com habitação, e tem como objetivo ajudar os consumidores a otimizar os seus custos energéticos e a melhorar as condições de conforto e eficiência energética das suas habitações, garantindo o acesso a:
- Apoio no processo de candidatura a programas de apoio locais e nacionais nas áreas da Habitação, Energia e Eficiência Energética;
- Informação sobre os seus direitos e deveres enquanto proprietários, arrendatários ou potenciais interessados na aquisição de habitação privada;
- Informação sobre os seus direitos e deveres enquanto consumidores de Energia;
- Aconselhamento personalizado para melhorar a eficiência energética das suas habitações;
- Acompanhamento periódico para monitorizar as suas reais necessidades, procurando soluções ajustadas a cada munícipe.
Os consumidores residentes em Gondomar terão acesso ao apoio de um técnico especializado da DECO, que fará atendimento presencial. O serviço funciona todas as sextas-feiras, no Balcão Único do Município, na Praça do Cidadão, mediante agendamento através do email gac@cm-gondomar.pt ou do telefone 224 660 536.
Conheça aqui todos os pontos de contacto e entidades aderentes (municípios, empresas municipais e juntas de freguesia) dos Balcões de Habitação e Energia da DECO em todo o país!
Notícias relacionadas:
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.
Cortes de água: Consumidores ignorados
11/01/2024
A situação de seca no Algarve é muito preocupante, ou até mesmo catastrófica, se considerarmos que esta é uma região que perde mais de 2800 litros de água por ramal e por dia.