O Programa Vale Eficiência já está em vigor, dirigindo-se a mais beneficiários e com novos contornos.
Com este programa de combate à pobreza energética e vulnerabilidade, os consumidores (ou algum dos membros do agregado familiar) que sejam beneficiários de tarifa social da energia ou de prestações sociais, respetivamente, poderão receber até três vales de 1300,00€. Os arrendatários e os usufrutuários que residam permanentemente nas habitações poderão, também, ser elegíveis.
Os consumidores que beneficiem deste apoio poderão realizar obras ou instalar equipamentos nas suas habitações – desde a substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes até à instalação de sistemas de aquecimento, fotovoltaicos e outros equipamentos para autoconsumo – de forma a obter um melhor conforto térmico e simultaneamente a poupar na utilização de energia (e na fatura!).
Comunidade Virtual para a Energia (EVA)
A DECO, com o apoio da ERSE, desenvolveu um portal informativo – Eva (Energy Virtual Assistent) que, para além de uma assistente virtual, eva.deco.pt/participar, disponibiliza também aos consumidores, de forma gratuita, a possibilidade de participarem numa comunidade online para partilhar e obter informação por parte de técnicos da DECO, especializados em energia, prontos para responder em real time a todas as questões e encaminhar os consumidores para as melhores soluções.
Beneficiários do vale eficiência
Famílias vulneráveis que habitem edifícios em situação de potencial pobreza energética, nomeadamente:
- As pessoas titulares de um contrato de fornecimento de eletricidade elegíveis para aplicação de tarifa social de energia elétrica (TSEE) ou beneficiários da Bilha Solidária
- Consumidores cujo agregado familiar tem alguém que beneficia de umas das seguintes prestações sociais:
- O complemento solidário para idosos;
- O rendimento social de inserção;
- A pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez;
- O complemento da prestação social para a inclusão;
- A pensão social de velhice;
- O subsídio social de desemprego
- Proprietários, usufrutuários ou arrendatários que residam permanentemente na habitação.
Valor da comparticipação por parte do Estado
1.300€ (mil e trezentos euros) acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
O atual Programa Vale Eficiência, 2ª fase, contempla a atribuição até três vales por beneficiário.
O número de vales concedidos dependerá da tipo de intervenção selecionada, após validação dos orçamentos recolhidos junto dos fornecedores PVE, e de acordo com o racional constante da tabela do aviso, que poderá ser consultado aqui.
Não perca tempo!
Saiba tudo sobre o Programa Vale Eficiência através da comunidade EVA da DECO – eva.deco.pt – onde poderá esclarecer as suas questões com os nossos especialistas em energia, bem como partilhar as suas experiências com outros consumidores curiosos!
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.