DECO RECOMENDA CRIAÇÃO DE BALCÕES MUNICIPAIS PARA A HABITAÇÃO, NO ÂMBITO DA AGENDA DO CONSUMIDOR.
No contexto de reflexão e debate que antecede as próximas eleições autárquicas, a DECO trabalhou num conjunto de propostas que considera prioritárias na esfera de intervenção do poder local, tendo, entre outras medidas, recomendado a criação de balcões municipais especializados para a habitação, no âmbito da AGENDA DO CONSUMIDOR para as Autárquicas 2021.
Criação de Balcões Municipais para a Habitação
A DECO entende que a criação de Balcões Municipais de Habitação, com o apoio de Associações de Consumidores, irá permitir um apoio especializado ao Munícipe e garantir:
- uma informação fidedigna, simples e célere sobre as respostas de apoio à habitação existentes (tanto a nível nacional como a nível local);
- a assessoria para a submissão de candidaturas no âmbito de programas sociais;
- a orientação técnica necessária relacionada com as relações contratuais constituídas pelos Munícipes, no âmbito da habitação.
Qual o motivo desta recomendação?
Embora a DECO reconheça que alguns Municípios têm vindo a criar gabinetes desta natureza, sabemos que ainda há muito caminho a ser percorrido relativamente a este serviço em particular. São vários os consumidores que nos contactam com dúvidas relacionadas com os apoios ao alojamento de que já são beneficiários, com dificuldades na candidatura a estes apoios em virtude da excessiva burocracia, com a ausência de repostas por parte das instituições competentes e ainda com inúmeras questões associadas aos seus direitos e deveres enquanto arrendatários ou proprietários de habitações.
O objetivo
A DECO entende que deverá ser realizado um esforço coletivo e integrado por parte de todos as entidades e organizações envolvidas no setor, capaz de promover o desenvolvimento de uma cultura holística, informada e forte, apta a permitir que todos os cidadãos possam exercer convenientemente o seu direito fundamental à habitação.
Conheça a AGENDA DO CONSUMIDOR na íntegra aqui ou através deste documento interativo:
Notícias relacionadas:
Gondomar inaugura Balcão de Habitação e Energia da DECO
13/09/2024
Os gondomarenses vão passar a dispor do Balcão de Habitação e Energia da DECO. Este serviço, que oferece apoio gratuito aos consumidores nas áreas da habitação e energia, foi ontem, dia 11 de setembro, inaugurado com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e do Presidente da DECO Norte, Miguel Dias.
A isenção de IMT e IS para jovens está em vigor
26/07/2024
Os jovens consumidores com idade igual ou inferior a 35 anos podem, a partir de 1 de agosto, ter isenção do pagamento de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de imóveis (IMT) e Imposto do Selo (IS) na compra da primeira habitação própria e permanente.
Habitação: DECO propõe 22 medidas
22/07/2024
A DECO tem vindo a receber cada vez mais pedidos de apoio e de esclarecimento por parte de consumidores que se confrontam com dificuldades e dúvidas relacionadas com o setor da habitação.