No ano passado, 2023, foi criado o apoio extraordinário ao pagamento da renda para as famílias economicamente mais vulneráveis . Também o programa da Porta 65 foi alargado a famílias vulneráveis.
Quem já recebia apoio extraordinário ao pagamento das rendas em 2023 mantém o direito ao apoio em 2024. A renovação do subsídio é assim automática e inclui uma atualização do valor.
Este apoio é dirigido às famílias com uma taxa de esforço acima dos 35% , corresponde a um valor máximo era de 200 euros, será pago durante 5 anos.
Mais informação: Apoio extraordinário ao pagamento da renda
Mas, o que muda em 2024?
O valor do apoio vai ter um reforço, vai aumentar 4,96% e essa atualização é automática, para as famílias que já o recebem.
Atenção: Se em 2023 não tinha uma taxa de esforço superior a 35%, mas com a atualização da renda a partir de 1 de janeiro de 2024 passar a ter, pode requerer a atribuição do valor do reforço.
Como requerer o pagamento do reforço?
Deve apresentar o requerimento até ao último dia útil do mês seguinte à atualização da renda junto do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). Assim, se a renda for atualizada já em janeiro, tem até ao último dia útil de fevereiro para apresentar o requerimento.
Quando é pago este apoio?
O pagamento do apoio à renda é efetuado por referência ao mês anterior, o que significa que, em janeiro de 2024, é pago o valor referente a dezembro de 2023, a atualização para 2024 será efetuada em fevereiro relativamente ao mês de janeiro de 2024 e assim sucessivamente
O programa Porta65 foi alargado as famílias vulneráveis?
O programa Porta 65 foi alargado às famílias monoparentais e aos agregados que tenham sofrido quebras de rendimento superiores a 20% face aos três meses anteriores ou ao período homólogo do ano anterior.
Este é um apoio permanente, independentemente da idade dos beneficiários.
As candidaturas poderão ser feitas ao longo de todo o ano na plataforma do Porta 65.
O programa Porta 65 Jovem foi simplificado?
Sim, este programa foi simplificado.
A atribuição do apoio deixa de exigir que a morada fiscal do candidato coincida com a morada da habitação permanente
Este programa funciona durante todo o ano, deixam de existir períodos de candidatura.
Mais informação:
- DECO informa sobre as novas medidas da habitação e de apoio às famílias
- DECO, ouvida pela Ministra da Habitação, propõe medidas mais equilibradas
Precisa de mais informação?
Entre em contacto os especialistas do Gabinete de Proteção Financeira através do telefone 213 710 238 ou envie-nos as suas dúvidas para o protecaofinanceira@deco.pt