As taxas Euribor voltaram a descer em abril e quem tiver contratos a ser revistos em maio vai sentir esse efeito.

 

Quem tiver a revisão da prestação do seu crédito à habitação em maio  pode já sentir uma ligeira diminuição da prestação.

 

Esta situação verifica-se porque as taxas da Euribor em abril registaram uma diminuição em todos os prazos prazos face ao valor médio de março, algo que já não acontecia desde o início do ano.

 

 

 

 

Como avaliar o impacto da Euribor na prestação do crédito habitação ?

Para  efetuar a simulação deve ter em conta a  média da Euribor,  seja a 3, 6 ou 12 meses dependendo do que contratou, referente ao mês anterior ao da assinatura do contrato de crédito.  Ou seja, se o seu contrato foi assinado em janeiro, a média considerada será a de dezembro. Assim, a data a considerar é sempre a da assinatura do contrato com o banco. Essa informação pode ser consultada na Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) que acompanha o contrato de financiamento.

 

 

Apesar de se registar uma tendência para a descida do valor da Euribor, as famílias só  vão começar a sentir a diferença quando  a média da Euribor for inferior à da revisão anterior do contrato.

 

Mais informação:  Crédito habitação: bonificação de juros

Novo crédito habitação em maio  de 2024

Quem contratar um  crédito habitação com taxa variável, em maio de  2024, com a  descida da média da Euribor em abril, vai pagar menos de prestação da casa do que se contratasse o empréstimo no mês anterior.

Contudo, apesar  das taxas estarem a descer, ainda estão em valores bem superiores aos registados há um ano atrás.

 

Mais informação: Crédito à Habitação: taxa fixa ou taxa variável

 

No final de 2023,  foi criada a expectativa de descida de taxas de juro por parte do BCE, o que levou à descida das taxas Euribor entre novembro e dezembro em todos os prazos, No primeiro trimestre  de 2024 foram novamente criadas algumas expetativas de descida das taxas por parte do BCE mas que voltaram a não se verificar. Esta incerteza levou  a que a as  taxas Euribor interrompessem o movimento de descida. No entanto, agora com a expectativa de que o BCE vai mesmo começar a descer taxas de juro em junho, as várias Euribor voltaram a recuar.

 

Quer mais informação sobre esta temática?

 

Fale com os especialistas do Gabinete de Proteção Financeira através do número 213 710 238, ou envie-nos as suas dúvidas para o e-mail: protecaofinanceira@deco.pt .

 

Mas se o que pretende é orientação financeira especializada ou a  intervenção do Gabinete de Proteção Financeira para a resolução da sua situação então registe-se e apresente-nos a sua situação .

 

 

 

 

Ir para:  PROTEÇÃO FINANCEIRA