Foi aprovado um aumento de 50 euros mensais do Complemento Solidário para Idosos que estará em vigor a partir do mês de junho.

O Complemento Solidário para Idosos (CSI) é um apoio em dinheiro pago mensalmente aos idosos de baixos recursos, com idade igual ou superior à idade normal de acesso à Pensão de Velhice do regime geral de Segurança Social e residentes em Portugal.

 

Valor m√°ximo do CSI

Esta medida vai abranger desde já os 145 mil idosos que recebem este complemento e abrangerá aqueles que a partir de agora tenham direito a receber esta prestação social.

O valor m√°ximo do CSI est√° nesta altura fixado em ‚ā¨550,67 no in√≠cio do ano, passando ent√£o em junho para os ‚ā¨600 mensais.

 

Rendimentos apenas dos pensionistas e reformados

Foi ainda anunciado a eliminação da condição de recurso segundo a qual o rendimento dos filhos dos candidatos ao CSI podia inviabilizar o acesso a esta prestação.

Donde, a partir da entrada em vigor das novas regras os rendimentos contemplados para efeitos de candidatura s√£o apenas e exclusivamente os rendimentos dos candidatos dos pensionistas e reformados.

 

Comparticipação de medicamentos a 100%

Outra medida aprovada foi a comparticipação a 100% de todos os medicamentos com prescrição médica destinados aos beneficiários do CSI. Até agora o Estado só comparticipava a 50% destas receitas.

Em termos práticos a comparticipação total dos remédios pode avançar logo que a lei seja publicada. Quem recebe CSI já se encontra identificado na base de dados central de beneficiários e hoje já usufrui dos 50% de comparticipação com a alteração agora aprovada e bastará alterar o regime para 100%

 

Mais informa√ß√£o:¬† sobre¬† as condi√ß√Ķes de acesso ao CSI¬†

 

Quer mais informação sobre esta temática?

 

Fale com os especialistas do Gabinete de Prote√ß√£o Financeira atrav√©s do n√ļmero¬†213 710 238, ou envie-nos as suas d√ļvidas para o e-mail: protecaofinanceira@deco.pt¬†¬†

 

Mas se o que pretende é orientação financeira especializada ou a  intervenção do Gabinete de Proteção Financeira para a resolução da sua situação então registe-se e apresente-nos a sua situação .

 

 

Ir para:  PROTEÇÃO FINANCEIRA