Colocar os utentes no centro do sistema de saúde requer mais literacia e exige aproximar os serviços de saúde da população e das suas reais necessidades, proporcionando-lhes mais participação nas decisões e uma resposta mais ajustada às suas necessidades.
Neste âmbito, a DECO tem defendido que a criação de comissões de utentes nas unidades de saúde permite reforçar a ligação entre a unidade e a comunidade que serve, bem como levar ao conhecimento das unidades de saúde a forma como a população vê a resposta assistencial das unidades e propostas concretas para a construção de soluções que signifiquem uma melhoria da qualidade dos serviços prestados aos utentes.
A participação dos cidadãos no sistema de saúde e na discussão sobre a forma como os serviços são prestados à população, reconhecida na legislação, tem sido incentivada por se reconhecer a importância de uma gestão participada das instituições do SNS e do envolvimento das pessoas na promoção da sua própria saúde.
Tal participação, pode ocorrer a título individual ou através de entidades representativas, nomeadamente, através de comissões de utentes.
A DECO tem procurado contribuir para uma maior literacia em saúde e para a participação dos utentes nos processos de tomada de decisão, e nesse sentido, preparou um guia que enquadra e esclarece o processo de constituição e reconhecimento das comissões de utentes, para que as mesmas, uma vez formalmente constituídas e articuladas com as unidades, possam colaborar ativamente para uma maior humanização de cuidados e uma melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.
Se quer colaborar ativamente na promoção de uma melhor saúde para a comunidade através de uma estrutura organizada, como uma comissão de utentes, obtenha a informação mais essencial aqui.
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