Em 2022 todos enfrentámos níveis elevados de inflação e no presente ano, 2023, continuamos a constatar esta realidade seja na nossa carteira, seja na fatura do supermercado, da eletricidade, do gás, ou na hora de abastecer o carro. Esta realidade coloca enormes desafios às famílias na gestão do seu orçamento.

 

Para controlar a inflação, a opção do Banco Central Europeu (BCE) tem sido a de subir as taxas de juro, tendo realizado, desde o verão de 2022, um conjunto de subidas. Ao aumentar os juros, o Banco Central torna o dinheiro mais caro, logo o poder de compra das famílias diminui, o recurso ao crédito fica mais caro e é desincentivado, bem como a poupança tende a render juros mais elevados.

 

Estas subidas, como também já sabemos, influenciam as taxas de juro interbancárias que, por sua vez, servem de referência ao juro que pagamos, nomeadamente às taxas Euribor. Em Portugal, mais de 90% dos créditos à habitação são de taxa variável indexada à Euribor.

 

Em virtude da crise socioeconómica que atravessamos, o aumento do custo de vida e a subida do crédito à habitação são, hoje, as principais causas das dificuldades apresentadas pelos consumidores que contatam este gabinete da DECO. As famílias vivem com os seus orçamentos no limite, onde a mais pequena oscilação faz desequilibrar os mesmos, já muito frágeis, levando muitas famílias à derrapagem financeira. São muitas as famílias que não sabem ou não conhecem o que fazer para diminuir os seus encargos ou renegociarem os seus créditos.

 

Com o intuito de apoiar os consumidores, manifestando a sua disponibilidade para orientar e acompanhar as famílias na gestão da sua vida financeira, o GPF partilha alguns casos que nos chegam, para dar a conhecer que o consumidor não está sozinho e que pode contar com a ajuda da DECO para o orientar e acompanhar na gestão da sua vida financeira, na reorganização das suas despesas, ultrapassando este momento de dificuldade.

 

O Gabinete de Proteção Financeira da Associação procura aumentar a resiliência financeira dos consumidores, sensibilizar as famílias para a necessidade de adotarem soluções que lhes permitam combater a crise e ensinamos comportamentos de poupança num quadro de crescente responsabilidade individual.

 

Conte connosco e contacte-nos através do nosso portal gasdeco.net, email gas@deco.pt ou por telefone através do 21 371 02 38.