A DECO lança hoje uma campanha sobre o greenwashing e a existência de alegações ambientais que podem ser enganosas com o objetivo de capacitar os consumidores para a escolha de produtos mais sustentáveis.
Comecemos por perceber o conceito de greenwashing:
Ecológico, Biodegradável, Amigo do Ambiente… o que têm de comum estas expressões? Talvez muito pouco! Na verdade, são argumentos publicitários que procuram a atrair a atenção do consumidor, sobretudo daquele que tem maiores preocupações ambientais, na hora de fazer as suas compras, mas que não apresentam nenhuma prova ou evidência sobre a sustentabilidade do produto ou da empresa em questão. Portanto, numa altura em que 57% dos consumidores da União Europeia estão recetivos a alegações ambientais no momento de escolher e comprar, para algumas empresas mostrar-se verde, tornou-se bom para o negócio.
O aumento da consciência ecológica dos consumidores trouxe, então, consigo uma técnica de marketing conhecida como “greenwashing”, à luz da qual uma empresa consegue afirmar que cumpre “determinadas” metas de proteção do ambiente ou que tem um “determinado” desempenho ambiental, não o fazendo na verdade.
Infelizmente, a proliferação de tais alegações no mercado, sendo uma elevada percentagem das mesmas não fundamentada, conduz a uma situação confusa em que a maioria dos consumidores tem dificuldade em compreender quais os produtos que são verdadeiramente amigos do ambiente.
Assim, a DECO quer informar e despertar todos os consumidores para o que é greenwashing, também conhecido como Ecobranqueamento, como funciona e como deve ser combatido. A campanha faz também o aviso às empresas “Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são” procurando evitar que os consumidores gastem o seu dinheiro em escolhas branqueadas de falsas alegações, potenciando o seu conhecimento sobre as escolhas verdadeiramente sustentáveis.
Esteja atento às nossas redes sociais e aos episódios especiais no DECOPODe sobre o greenwashing. Queremos ajudá-lo a separar o trigo do joio!
Notícias relacionadas:
DECO assinala o Dia Mundial da Água em parceria com AQUANENA
22/03/2023
A DECO Ribatejo e Oeste, em parceria com AQUANENA, assinala o Dia Mundial da Água de 2023, amanhã, dia 22 de março.
Para fazer uma escolha sustentável, procure o rótulo ecológico europeu!
08/03/2023
A DECO continua a informar e a alertar todos os consumidores para o que é greenwashing, também conhecido como Ecobranqueamento, como funciona e como deve ser combatido. Escolher produtos e serviços com Rótulo Ecológico Europeu é o caminho mais seguro para a compra sustentável!
CONFERÊNCIA ALL TOGETHER IN THE WEB: DECO promove mundo digital + sustentável
03/03/2023
A DECO e o .PT desafiam os jovens a refletir sobre a sustentabilidade do mundo digital, participando na conferência híbrida ALL TOGETHER IN THE WEB, a decorrer no dia 7 de março, na Escola Secundária de Santo André, no Barreiro.