No do Dia Mundial da Poupança, 31 de outubro, pelas 16h, a DECO promove a Conversa Digital “Sobreviver à Inflação”.
Na atual crise económica, resultante da pandemia e intensificada pela guerra na Europa, fatores estes que muito têm contribuído para o aumento do custo de vida, as famílias portuguesas começam a sentir enormes dificuldades em cumprir as suas despesas e créditos.
É neste contexto que se discute a resiliência dos consumidores e das famílias, isto é, as suas competências para resistir, lidar e recuperar de choques previsíveis (por exemplo, a reforma) ou imprevisíveis (o aumento dos preços, desemprego e outras) e com as consequências financeiras negativas.
Tendo por base esta realidade, a DECO vai realizar uma Conversa Digital com o objetivo de sensibilizar as famílias para a necessidade de adotarem comportamentos que lhes permitam reagir ao choque negativo que o aumento da inflação tem nas suas finanças pessoais.
O diálogo digital contará com a participação de Pedro Andersson, Jornalista Coordenador da SIC, e de Natália Nunes, Coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira da DECO, e basear-se-á nos seguintes pontos de discussão:
• As capacidades de resistência dos portugueses para enfrentar as dificuldades financeiras;
• A importância das competências de literacia financeira;
• A poupança versus consumo.
Quais são os objetivos desta conversa digital?
• Debater a resiliência financeira dos consumidores;
• Sensibilizar as famílias para a necessidade de adotar soluções para a crise;
• Estimular comportamentos de poupança num quadro de crescentes responsabilidades individuais;
Quer inscrever-se?
Este evento digital é totalmente gratuito e realizar-se-á no dia 31 de outubro, pelas 16 horas. Para participar ao vivo, inscreva-se aqui.
Notícias relacionadas:
Investimentos cada vez mais “sustentáveis”
29/10/2024
As preocupações crescentes com a promoção de uma economia mais sustentável têm obrigada à reflexão sobre como investir num ambiente ético e responsável. Os investimentos sustentáveis são estratégias e práticas de investimento que, de uma forma geral, têm por objetivo combater o tradicional conflito entre o bem-estar social, a proteção ambiental e a necessidade de retorno financeiro de quem investe.
Pagamentos cada vez mais digitais
24/10/2024
A inovação tecnológica e os novos hábitos de consumo têm mudado a forma como os portugueses se comportam na hora de pagar, até porque as soluções eletrónicas ao seu dispor são muitas. O Relatório dos Sistemas de Pagamentos 2023, publicado pelo Banco de Portugal (BdP), revelou que 90% dos pagamentos desse ano foram feitos com cartão, o que se traduz, em média, em 10,3 milhões de pagamentos por dia, em Portugal.
Banca cada vez mais digital
17/10/2024
Com a transformação digital do setor bancário, verifica-se a alteração da relação dos clientes bancários que migram das tradicionais agências para os canais digitais. Hoje abrir uma simples conta à ordem é um processo realizado em poucos minutos através do smartphone.