A DECO lança hoje uma campanha sobre o greenwashing e a existência de alegações ambientais que podem ser enganosas com o objetivo de capacitar os consumidores para a escolha de produtos mais sustentáveis.
Comecemos por perceber o conceito de greenwashing:
Ecológico, Biodegradável, Amigo do Ambiente… o que têm de comum estas expressões? Talvez muito pouco! Na verdade, são argumentos publicitários que procuram a atrair a atenção do consumidor, sobretudo daquele que tem maiores preocupações ambientais, na hora de fazer as suas compras, mas que não apresentam nenhuma prova ou evidência sobre a sustentabilidade do produto ou da empresa em questão. Portanto, numa altura em que 57% dos consumidores da União Europeia estão recetivos a alegações ambientais no momento de escolher e comprar, para algumas empresas mostrar-se verde, tornou-se bom para o negócio.
O aumento da consciência ecológica dos consumidores trouxe, então, consigo uma técnica de marketing conhecida como “greenwashing”, à luz da qual uma empresa consegue afirmar que cumpre “determinadas” metas de proteção do ambiente ou que tem um “determinado” desempenho ambiental, não o fazendo na verdade.
Infelizmente, a proliferação de tais alegações no mercado, sendo uma elevada percentagem das mesmas não fundamentada, conduz a uma situação confusa em que a maioria dos consumidores tem dificuldade em compreender quais os produtos que são verdadeiramente amigos do ambiente.
Assim, a DECO quer informar e despertar todos os consumidores para o que é greenwashing, também conhecido como Ecobranqueamento, como funciona e como deve ser combatido. A campanha faz também o aviso às empresas “Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são” procurando evitar que os consumidores gastem o seu dinheiro em escolhas branqueadas de falsas alegações, potenciando o seu conhecimento sobre as escolhas verdadeiramente sustentáveis.
Esteja atento às nossas redes sociais e aos episódios especiais no DECOPODe sobre o greenwashing. Queremos ajudá-lo a separar o trigo do joio!
Notícias relacionadas:
Investimentos cada vez mais “sustentáveis”
29/10/2024
As preocupações crescentes com a promoção de uma economia mais sustentável têm obrigada à reflexão sobre como investir num ambiente ético e responsável. Os investimentos sustentáveis são estratégias e práticas de investimento que, de uma forma geral, têm por objetivo combater o tradicional conflito entre o bem-estar social, a proteção ambiental e a necessidade de retorno financeiro de quem investe.
DECO assinala o Dia da Sustentabilidade
24/09/2024
LifestyleTest é o projeto de sustentabilidade da DECO, em parceria com 15 organizações europeias. O LifestyleTest é uma ferramenta online que ajuda os cidadãos a conhecer a sua pegada carbónica e o seu impacte ambiental individual. Com esta ferramenta, o consumidor pode descobrir soluções fáceis e práticas para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, e ainda, saber como poupar tempo e dinheiro no seu dia a dia.
DECO e Câmara de Cascais juntas pela sustentabilidade
11/07/2024
A DECO e a Câmara Municipal de Cascais juntam esforços para combater as alterações climáticas. O LifestyleTest, uma ferramenta digital inovadora vai estar preparada para medir e dar a conhecer a pegada de carbono dos cidadãos residentes em Cascais.