A DECO e a Autoridade da Concorrência de Cabo Verde, entidade pública responsável pela promoção e defesa da concorrência e pela proteção dos direitos e interesses dos consumidores em Cabo Verde, estabelecem Protocolo de Cooperação.
A colaboração assentará na partilha de valências técnicas e no intercâmbio de experiências em diversos domínios da promoção e defesa da concorrência e na proteção dos direitos e interesses dos consumidores.
Ambas as organizações, ao assinarem este Protocolo, assumem como obrigação principal a cooperação em diferentes matérias que, visando sempre a proteção dos direitos e legítimos interesses dos consumidores na área da concorrência, poderão ser concretizadas nas seguintes iniciativas:
- Promover ações de formação dos respetivos técnicos e/ou colaboradores;
- Realizar campanhas de informação e sensibilização aos cidadãos;
- Assessorar e apoiar tecnicamente a AdC, nomeadamente sobre o desenvolvimento do direito da União Europeia em matéria de concorrência
- Estabelecer mecanismos de cooperação institucional que permitam apoiar associações de consumidores a nível local;
- Colaborar entre si, ou por intermédio de associações de consumidores a nível local, na criação de plataformas de entendimento com a Autoridade da Concorrência que visem auxiliar esta entidade no exercício das suas atribuições;
- Colaborar entre si no apoio institucional e/ou técnico no âmbito de projetos nacionais e internacionais.
A DECO congratula-se pela concretização deste protocolo internacional, apostando na força destas parcerias para a legítima defesa dos direitos dos consumidores que falam português.
Reveja os melhores momentos deste encontro no vídeo abaixo.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.