As férias são, muitas vezes, sinónimo de gastos extra, situação que para muitas famílias se agrava com as despesas do regresso às aulas dos filhos.
O equilíbrio das finanças pessoais, neste período, pode ficar abalado e o recurso aos cartões de crédito para suportar despesas extra é frequentemente a saída para evitar rutura financeira.
Para muitos consumidores sobra mês ao salário e a solução vai sendo adiada com o acumular de dívida. Se for este o seu caso, não deixe arrastar a situação e procure livrar-se das dívidas rapidamente. É, pois, tempo de agir!
Esta poderá ser uma oportunidade para uma mudança na sua vida financeira, aproveitando para se organizar e planear. O tempo pode jogar a seu favor se aproveitar essas oportunidades e se tiver uma atuação positiva e focada em soluções concretizáveis.
Deixamos aqui cinco dicas que o podem ajudar a tornar esse caminho mais fácil:
- – Faça um “Check-up” financeiro para perceber a situação m que se encontra. Conhecer o ponto de partida é fundamental para definir os passos a dar;
- – Defina objetivos a alcançar, quantificados e o tempo necessário para os atingir;
- – Trace uma estratégia que lhe permita alcançar os objetivos definidos e elabore um Plano Financeiro de ação;
- – Faça um Orçamento, identificando onde gasta o dinheiro. Muitos pequenos, e aparentemente “insignificantes”, gastos podem fazer a diferença no orçamento e nem nos apercebemos deles.
- – Mobilize a família para a mudança de hábitos. Promova soluções criativas para reduzir gastos e aumentar o rendimento familiar.
A primeira prioridade será livrar-se das dívidas e evitar pagar juros.
Dado esse passo, será tempo de criar um Fundo de Emergência para fazer face a eventuais emergências que possam ocorrer no futuro e depois então promover a poupança para investimento e fazer crescer o seu dinheiro.
Finalmente, lembre-se de que pode promover a sua saúde financeira, investindo no conhecimento e literacia que o ajudarão, certamente, a melhorar competências, para uma gestão mais eficaz das suas finanças pessoais.
Quer mais informação sobre esta temática?
Fale com os especialistas do Gabinete de Proteção Financeira através do número 213 710 238, ou envie-nos as suas dúvidas para o e-mail: protecaofinanceira@deco.pt .