A DECO reúne anualmente os técnicos da Rede de Entidades Parceiras num Encontro Nacional, com edição Norte e Sul.
Este ano, estivemos em Santa Maria da Feira (19 de outubro) e Montemor-o-Novo (24 de outubro) para refletir sobre as prioridades dos consumidores portugueses.
Discutiram-se questões relacionadas com a Habitação, a Energia e as Telecomunicações, entre outras, passando, ainda, pelo especial desafio ao nível da Gestão das Emoções que, o contexto atual, coloca aos profissionais que se dedicam à resolução dos problemas dos cidadãos!
Nestes encontros viveram-se momentos de debate e “insights” muito ricos e entusiasmantes, de aprendizagem mútua e de partilha de vivências, como sublinham os nossos participantes:
“Os encontros da DECO são momentos de formação/informação, de partilha de conhecimentos, mas também unificam as equipas que todos os dias estão ao serviço do consumidor, dos seus direitos e deveres”.
Filipa Ferreira, Município de São João da Madeira
“Saliento a disponibilidade dos técnicos da DECO e toda a forma prática com que nos vão esclarecendo”.
Fernanda Nunes, Município de Castelo de Paiva
“As minhas expectativas com o Encontro foram totalmente atingidas”. Destaco o excelente grau de dinamismo, motivação e a escolha de temáticas muito atuais para reflexão!”.
Ana Paula Pinheiro, Município de Oliveira de Azeméis.
A DECO agradece a todos os 46 representantes das diversas entidades pela sua presença e entusiasmo!
Com os laços reforçados e com especial espírito de sinergia, continuaremos a ajudar os consumidores de todos os pontos do país!
A realização dos 2 encontros nacionais contou com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, a quem a nossa Associação agradece.
Saiba mais sobre a rede de entidades parceiras da DECO aqui.
Notícias relacionadas:
A DECO reivindica Ficha de Informação Normalizada para Água e Resíduos
09/10/2024
Com o objetivo de fortalecer a relação entre as entidades gestoras e os consumidores e garantir uma maior transparência na informação, a DECO defende que, logo no momento da contratação, além das condições contratuais do contrato de prestação dos serviços de água, saneamento e resíduos, deve ser entregue ao consumidor uma Ficha de Informação Normalizada (FIN), à semelhança da que existe no setor da energia, com um resumo das principais informações.
Água e Resíduos: Regulamento aquém das expectativas
21/06/2024
O Regulamento da qualidade do serviço prestado nos setores da água e resíduos foi publicado em abril deste ano, mas sem compensações automáticas para os consumidores, exigindo que o consumidor apresente reclamação escrita de cada incumprimento para que lhe seja atribuída a respetiva compensação. Além disso, o pagamento das compensações aos consumidores só produzirá efeitos a partir de abril de 2025.
Poupar água não pode pesar no bolso dos consumidores
27/03/2024
A DECO apela à poupança do consumo de água, mas também da carteira dos consumidores algarvios! Para tal, a DECO reclama apoios financeiros para que as famílias possam adotar práticas de eficiência hídrica.