Ainda vivemos numa sociedade onde “usar e deitar fora” é a regra. Esta cultura de consumo e de desperdício, sem pensar nas consequências, está a destruir o planeta.  Até 2030 é urgente que comecemos desde já a adotar padrões de produção e consumo mais sustentáveis. O lema do Consumers GO GREEN  é também  fazer mais e melhor, com menos!

Assim, a DECO lançou o projeto Consumers Go Green, para despertar a consciência dos consumidores mais novos para os impactes e benefícios das suas escolhas no equilíbrio do planeta.

 

Realizaram-se 8 conferências digitais com um forte envolvimento de toda a comunidade educativa: assistiram 63 escolas DECOJovem com a participação de cerca de 7000 alunos. Debatemos a importância de combater o desperdício alimentar e fazer escolas alimentares mais sustentáveis; explicamos aos alunos o que é o greenwashing e como este pode influenciar as escolhas dos consumidores; lembrámos a importância de reduzir o consumo de energia e outros recursos naturais; focamos a urgência de reduzir os desperdícios em especial das embalagens e dar sempre prioridade aos produtos sustentáveis nas opções de consumo, procurando o rótulo ecológico europeu. Apelamos a uma mobilidade suave porque é mais sustentável. Tudo isto como ponto de partida (e de chegada) para uma economia circular, mais verde e mais amiga do ambiente e dos cidadãos.

 

Contámos com vários especialistas de várias entidades parceiras que abraçaram este projeto com a DECO e levaram com entusiasmo muitos bons conselhos para os alunos: DGAE – Direção Geral das Atividades Económicas, DGC – Direção Geral do Consumidor, WWF, ZERO, Quercus, ADENE – Agência de Energia, entre outras. As conferências foram especialmente dinâmicas e esclarecedoras com a participação da nossa Embaixadora para a Sustentabilidade Maria Carvalho, conduzidas pelo Special Host, Francisco Malhado.

 

Foram selecionadas mais 8 escolas para receberem a exposição Consumers Go Green, que foi visitada por mais de 5000 alunos que ficaram a conhecer, com números, os impactes das suas escolhas de consumo num apelo à necessidade de mudar e fazer escolhas mais sustentáveis. O desperdício de 134 kg de alimentos e a produção de 511 kg de resíduos, por ano, pelos portugueses, não deixou ninguém indiferente.

 

Fica aqui o registo e agradecimento das Escolas que acolheram a exposição itinerante sobre o consumo mais sustentável dando uma oportunidade diferente aos seus alunos para refletir e problematizar a atual situação que se vive de crise climática:

  • Escola Básica D. Dinis, Leiria;
  • Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis;
  • Escola Básica e Secundária de Rio Tinto;
  • Escola Básica António Correia Oliveira, Esposende;
  • Escola Secundária de Peniche;
  • Escola Secundária António Damásio, Lisboa;
  • Escola Básica São João de Deus, Montemor-o-Novo;
  • Escola 2/3 Padre João Cabanita, Loulé;

 

Para saber mais sobre sustentabilidade e sobre o Consumers Go Green visite o sítio web www.decojovem.pt/consumers-go-green que conta com o apoio do Fundo do Consumidor da Direção Geral do Consumidor.