Tal como anunciado na Nova Agenda do Consumidor, a Comissão Europeia  lançou uma consulta pública para analisar a Diretiva das Viagens Organizadas.

 

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre a Diretiva das Viagens Organizadas com o objetivo de verificar se as atuais regras garantem uma proteção eficaz dos consumidores.

 

Esta Diretiva estabelece um conjunto de obrigações e direitos em matéria de contratos celebrados entre viajantes e operadores relativos a viagens organizadas e serviços de viagem conexos, determinando, por exemplo, em que circunstâncias o contrato pode ser cancelado sem penalizações.

 

A análise em curso abrangerá as regras de proteção em caso de insolvência e terá em conta as ações anunciadas na Estratégia de Mobilidade Sustentável para proteger os direitos dos passageiros.

 

A Comissão procura, através da consulta pública, obter informações relativamente à Diretiva das Viagens Organizadas, nomeadamente, sobre a experiência e opinião de consumidores, profissionais, entre outros stakeholders, a respeito das regras em vigor e sobre potenciais alterações, incluindo em tempos de crise.

 

O contributo e a visão dos consumidores é, por isso, fundamental, pelo que, a DECO convida à participação de todos na consulta.

 

Participe até 10 de maio e ajude-nos a demonstrar porque é necessário reforçar os direitos dos viajantes!