A situação de seca meteorológica agravou-se no nosso País no passado mês de abril, estando 89% do território continental em seca, 34% da qual em seca severa e extrema, de acordo dados recentemente divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Portugal registou em abril um aumento significativo da √°rea e da intensidade em seca meteorol√≥gica, sendo especialmente grave a situa√ß√£o dos distritos de Set√ļbal, √Čvora, Beja e Faro classificadas nas classes de seca severa a extrema.

 

No fim do mês passado, 33,2% do território estava em seca moderada, 22% em seca fraca, 19,9% em seca severa, 14,1% em seca extrema e 10,8% normal.

Precisamos de agir

A DECO quer ajud√°-lo a poupar √°gua! Partilhamos consigo a campanha informativa √ĀGUA COM CONTA E MEDIDA sobre desperd√≠cio e uso eficiente da √°gua. √Č urgente combater a seca severa em Portugal.

Use a √Āgua Com Conta e Medida e poupe mais de 120 litros num dia!

 

Enfrentamos diariamente o flagelo das altera√ß√Ķes clim√°ticas, mas continuamos a desperdi√ßar √°gua, em grande parte por pol√≠ticas de m√° gest√£o deste recurso essencial √† vida. Para que a √°gua n√£o falte j√° amanh√£, √© urgente que todos os consumidores alterem rotinas, ajustem consumos e adotem comportamentos que permitam, sem perder o seu bem-estar, reduzir os efeitos do per√≠odo de seca grave que atravessamos.

√ĀGUA COM CONTA E MEDIDA destaca ideias para reduzir e poupar de forma f√°cil e simples.
Na casa de banho

Um banho de imersão pode gastar em média 150 litros de água, prefira um duche rápido de 5 minutos e reduzirá o consumo de água em 90 litros!

Em cada descarga de autoclismo pode gastar até cerca de 15 litros de água. Evite descargas desnecessárias não fazendo da sua sanita um caixote do lixo.

 

Caso não tenha uma dupla descarga no seu autoclismo, coloque uma garrafa de 1,5 litros, cheia de areia, dentro do depósito da água. Pode diminuir a descarga para 8 litros. Pode ainda regular o parafuso de plástico que comanda a boia. Poupará até 4 litros por descarga completa.

Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa as mãos, por minuto, as poupanças podem chegar aos 12 litros de água.

Providencie a reparação de torneiras que pingam. Uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, num dia, consome 30 litros de água, ao fim de uma semana são 210 litros. Feche bem as torneiras e mantenha a canalização doméstica em bom estado.

Na cozinha

Use as máquinas de lavar loiça e roupa apenas com carga completa, sem recorrer a ciclos com pré-lavagem. Prefira os programas eco e poupa cerca de 20% em água.

Não deixe a água a correr enquanto lava a loiça à mão. Encha uma bacia com água limpa para retirar o detergente da louça lavada.

Reaproveite águas residuais para as suas regas e reduza o desperdício de água.

Utilize redutores de caudal nas torneiras.

No exterior

Regue as plantas nas horas de menor calor, de prefer√™ncia √† noite, para evitar perdas por evapora√ß√£o. Ao usar uma mangueira pode gastar at√© 18 litros de √°gua a cada minuto. Nestes tempos, e se poss√≠vel use um balde e no futuro, experimente instalar um sistema de rega ‚Äúgota a gota‚ÄĚ.

Reduza, ou mesmo evite agora, as lavagens do automóvel, que pode consumir até 560 litros de água. Se precisa mesmo, use balde e esponja consumirá só cerca de 50 litros de água.

 

Descubra todas estas dicas no nosso vídeo informativo:

 

 

Precisamos unir urgentemente esforços e vontades para salvar os recursos hídricos em Portugal e o Planeta!

Junte-se à nossa campanha e fale connosco: deco@deco.pt, 21 371 02 00 e/ou linha WhatsApp 966 449 110.