Preparados para os Direitos dos Consumidores?
O que é o programa Consumer Law Ready?
O Consumer Law Ready é um programa de formação europeu pensado especialmente para as Pequenas e Médias Empresas (PME). O objetivo é simples: ajudar empresários e comerciantes a conhecerem melhor os direitos dos consumidores, tanto a nível nacional como europeu.
Em Portugal, a DECO lidera este projeto e, ao longo de várias edições de grande sucesso, já ajudou PME de todo o país a crescer e a distinguir-se no mercado. Ao aprender a cumprir a legislação sobre os direitos dos consumidores, a sua empresa ganha um fator diferenciador que aumenta a competitividade, especialmente num mercado europeu com 500 milhões de consumidores.
QUEM PODE PARTICIPAR:
PME que queiram estar a par da legislação sobre direitos dos consumidores.
Empresários e comerciantes que desejam alinhar a sua atividade com as regras em vigor, reforçando a confiança dos seus clientes.
NO FINAL DO CURSO ESTARÁ APTO A:
- Entender os requisitos legais antes de vender: Saiba que informações deve dar ao cliente antes de fechar negócio e as consequências de não cumprir estas regras.
- Conhecer o Direito de Resolução: Descubra o que os consumidores podem fazer para desistir de um contrato feito online ou fora da loja.
- Garantias dos produtos: Saiba o que fazer quando os bens vendidos não estão conforme o contrato e que informações deve passar ao consumidor.
- Identificar práticas incorretas: Reconheça práticas desleais ou cláusulas abusivas e proteja a sua empresa e os seus clientes.
- Resolver conflitos de forma alternativa: Utilize métodos simples e rápidos para resolver problemas com consumidores, incluindo plataformas online de resolução de litígios.
- Fortalecer a confiança dos consumidores: Empresas bem preparadas geram confiança e fidelidade, destacando-se no mercado.
PROGRAMA
1 | Requisitos de informação pré-contratual
As informações que devem ser fornecidas ao consumidor, assim como a forma e o momento para o fazer, apresentando dicas para que seja mais fácil cumprir a Lei.
2 | Direito de Resolução
Direito de resolução dos consumidores relativamente aos contratos celebrados à distância, e aos contratos celebrados fora dos estabelecimentos comerciais.
3 | Direito e Garantias do Consumidor
Direitos e garantias dos consumidores quando os bens não estão em conformidade com o contrato e detalhar quais as informações a fornecer aos consumidores. Este tema está atualizado com a mais recente legislação.
4 | Práticas comerciais desleais e cláusulas contratuais abusivas
Identificar as práticas comerciais desleais e a cláusulas contratuais abusivas lesivas dos interesses e direitos dos consumidores
5 | Resolução alternativa de litígios (RAL) & Resolução de Litígios em Linha (RLL).
Familiarizar os formandos com os mecanismos da RAL (Resolução Alternativa de Litígios) e com a plataforma RLL (Resolução de Litígios em linha).
CARGA HORÁRIA E MODALIDADE
Data: 07, 14 e 21 de maio
Horário: 14h00 - 18h00
Duração: 12h
Modalidade: Formação contínua | Online
Inscrição: Inscreva-se no nosso curso através do nosso questionário de inscrição.
Esta é a sua oportunidade para transformar o conhecimento em vantagem competitiva! Inscreva-se e garanta que a sua empresa está Consumer Law Ready! 🚀
Finanças Pessoais para a Vida
ENQUADRAMENTO:
No mundo atual, as finanças pessoais desempenham um papel fundamental na nossa qualidade de vida. A capacidade de gerir eficazmente o dinheiro não só influencia o nosso bem-estar financeiro, mas também afeta a saúde emocional e até o nosso desempenho no trabalho.
Este programa de formação capacita os participantes com as ferramentas necessárias para a gestão financeira do agregado e a tomada de decisões financeiras mais informadas de forma a alcançar a estabilidade financeira.
NO FINAL DA AÇÃO DE FORMAÇÃO OS FORMANDOS DEVERÃO SER CAPAZES DE:
- Realizar um orçamento mensal;
- Identificar as despesas essenciais e fazer escolhas mais acertadas;
- Saber definir os objetivos de poupança para a vida;
- Entender a importância de investir, e as características mais importantes do investimento;
- Identificar os produtos financeiros adequados ao perfil e objetivos;
- Saber avaliar e comparar opções de créditos disponíveis no mercado;
- Reconhecer as medidas a adotar em caso de dificuldades financeiras.
PROGRAMA
1 | Fazer um planeamento financeiro em casa
Importância do planeamento financeiro pessoal
Opções de escolha: as necessidades e os desejos
Definição e elaboração do orçamento familiar
2 | Poupar é ganhar
A poupança como prioridade: pague-se a si próprio primeiro
Definição de objetivos e metas de poupança
O fundo de emergência
3 | Investir para fazer crescer
Formas de aplicação e remuneração da poupança
Juros simples e compostos
Os produtos de aplicação da poupança: como escolher?
As principais características do investimento: risco, retorno e liquidez
Alguns produtos mais comuns para investir
4 | O crédito
Principais indicadores na escolha do crédito: TAN, TAEG e MTIC
Adequar o tipo de crédito aos objetivos e finalidades
Utilização responsável do crédito: taxa de esforço
O crédito à habitação: a contratação, o reembolso e renegociação
O crédito aos consumidores: tipos de crédito, a contratação e a renegociação
Prevenção e gestão do incumprimento
5 | Sobreviver à crise
Como lidar com dificuldades financeiras?
As consequências do incumprimento
Na iminência da insolvência pessoal: o que fazer?
CARGA HORÁRIA E MODALIDADE
Data: 29 de abril
Horário: 17:00h-20:00h
Duração: 6h
Modalidade: Formação contínua | Online
Inscrição: Inscreva-se no nosso curso através do questionário de inscrição.
O Digital é para Tod@s
ENQUADRAMENTO
O mundo real é cada vez mais digital e mais presente na nossa vida. É urgente que os cidadãos dominem conceitos básicos e essenciais, porque o digital é para todos.
O Curso on-line O Digital é para tod@s é uma introdução ao vasto cenário de desafios digitais que precisamos conhecer para dominar e participar ativamente. Descomplicamos um vasto conjunto de temas complexos, com conteúdos muito acessíveis.
FORMATO
O Digital é para Tod@s é um curso online que está dividido em 7 microlearnings, cada um sobre um tema específico com uma curta duração (não superior a 10 minutos cada). O participante tem autonomia para explorar cada um destes temas no seu próprio tempo.
Os conteúdos são interativos com recurso a vídeos infográficos e com apoio de locução, para facilitar o percurso de aprendizagem dos participantes.
Aceda à plataforma NAU, participe e fique a conhecer melhor o mundo digital!
OBJETIVOS
Conhecer os nossos Direitos nos ambientes digitais;
Reconhecer a importância de proteger os Dados Pessoais;
Identificar o Geoblocking e as implicações na comunidade digital global;
Entender a amplitude e o potencial da Inteligência Artificial;
Reconhecer o papel da Internet das Coisas (IoT).
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Os meus direitos em ambientes digitais
- A Inteligência Artificial
- Governação da Internet
- Plataformas Digitais
- Os Serviços Financeiros Digitais
- (IoT) Internet das Coisas
- Identificar os Desafios do Digital
EVA- Cursos de Energia
O QUE É A ACADEMIA EVA?
A Academia EVA, integra o Projeto EVA – Energy Virtual Assistance desenvolvido pela DECO, um projeto que pretende melhorar a literacia energética dos consumidores. Na academia poderá encontrar quatro cursos online com conteúdos interativos e dinâmicos: Energia Sustentável; Gerar Consumos; Casa Confortável e Produzir Energia.
Os cursos são totalmente gratuitos e estão disponíveis para todos os consumidores que querem melhorar a sua literacia energética.
Junte-se à Comunidade de Energia e participe nos nossos cursos!
Energia Sustentável
A energia assume hoje uma importância estratégica para descarbonizar a economia e promover a transição ecológica urgente para mitigar as mudanças climáticas. Qual é a importância das energias renováveis, como é que a energia chega até às nossas casas e qual é o papel do consumidor nesta urgente transição energética, são algumas das questões que iremos explorar neste curso sobre energia sustentável.
O que vai aprender:
A importância da etiqueta energética de equipamentos elétricos;
O que é o sistema de certificação energética dos edifícios (SCE);
Conforto da casa: isolamento térmico de janelas e portas, aquecimento e arrefecimento da casa;
Aquecimento das águas sanitárias.
Casas Confortáveis
Existem medidas de eficiência energética que podem tornar as nossas casas mais confortáveis, mais frescas no verão e mais quentes no inverno. Algumas terão um custo mais elevado e serão mais exigentes, outras serão de baixo custo, com excelentes resultados e só dependem da vontade de cada um. Este curso dá-lhe todos os conhecimentos que precisa sobre estas medidas para que possa fazer boas opções.
O que vai aprender:
A importância da etiqueta energética de equipamentos elétricos;
O que é o sistema de certificação energética dos edifícios (SCE);
Conforto da casa: isolamento térmico de janelas e portas, aquecimento e arrefecimento da casa;
Aquecimento das águas sanitárias.
Gerir Consumos
O mercado de energia pode ser complexo: escolher o comercializador, a melhor tarifa e a potência mais adequadas, ou analisar os consumos de energia na fatura, exigem aos consumidores elevado nível de atenção e informação. O Curso Gerir Consumos descomplica toda a informação que necessita para fazer escolhas mais adequadas às suas reais necessidades, desde os contratos a assinar, passando pela leitura das faturas e como poderá reduzir o valor a pagar. Vamos simplificar o que parece impossível: os cálculos do consumo de energia na sua casa e dos seus equipamentos para reduzir a sua fatura de energia.
O que vai aprender:
Dicas valiosas para poupar energia na sua casa sem investir muito dinheiro;
Gestão inteligente do consumo energético: medição, faturação, potência adequada e cálculo preciso dos gastos de energia;
O mercado de energia: seleção do comercializador, dos horários de consumo e da potência contratada.
Autoconsumo- Produção Individual de Energia
Neste curso, encontra tudo que precisa de saber para se tornar um autoconsumidor e um possível vendedor de energia. Ainda pode ficar a saber sobre a importância das comunidades de energia e a sua função para uma transição energética.
O que vai aprender:
Tipos de autoconsumo;
Como funcionam as comunidades de energia;
Como tornar-se um autoconsumidor de energia;
Como ganhar dinheiro ao vender energia;
A Nova Lei das Garantias
O novo regime das garantias, em vigor desde o início de 2022, veio reforçar a proteção dos consumidores e, bem assim, potenciar a melhoria da qualidade dos produtos e serviços, o consumo sustentável e a economia circular. Com esta formação é possível o aprofundamento de conhecimentos e competências na área dos direitos dos consumidores mais concretamente, a nova Lei das Garantias (Decreto Lei nº84/2021) dos bens móveis e imóveis.
OBJETIVOS
- Conhecer o quadro geral dos direitos dos consumidores;
- Interpretar e aplicar o novo quadro legal das garantias;
- Reforçar a confiança dos consumidores nos serviços prestados;
- Conhecer mecanismos de resolução alternativa de litígios.
DESTINATÁRIOS
Diretor Geral, Diretor Comercial, Diretor de Vendas, Responsáveis de Marketing, Responsáveis do Apoio ao Cliente, Juristas, Assessor de Direção, Responsáveis das Formação e todos com interesse na matéria em discussão
PROGRAMA
- Como melhorar a confiança dos consumidores;
- Breve enquadramento dos direitos dos consumidores;
- O novo diploma legal das garantias;
- O Livro de Reclamações e mecanismos resolução alternativa de litígios.