A DECO vai desenvolver, com o apoio da ERSE, um portal informativo com chatbot para ajudar os consumidores a poupar na fatura da eletricidade.

 

Ao longo dos pr√≥ximos meses, a DECO vai desenvolver um novo projeto dedicado √† efici√™ncia energ√©tica no √Ęmbito do consumo dom√©stico de energia el√©trica. Capacitar os consumidores e dar um apoio constante e atualizado s√£o as palavras de ordem.

 

O projeto EVA ‚Äď Energy Virtual Assistant, aprovado em agosto passado pela ERSE, tem a dura√ß√£o de dois anos e tem como objetivo lan√ßar um Portal Digital Informativo que ajude os consumidores a introduzir as altera√ß√Ķes necess√°rias nos seus comportamentos e equipamentos para serem mais eficientes no consumo de energia el√©trica.

 

Al√©m de artigos e recursos v√°rios, este Portal ter√° como elemento central um chatbot ‚Äď a EVA ‚Äď permanentemente acess√≠vel e que guiar√° os consumidores, numa caixa de conversa√ß√£o automatizada, no esclarecimento das suas d√ļvidas e quest√Ķes, com informa√ß√£o rigorosa e adequada √†s necessidades de cada um.¬†

 

Tendo como objetivo final n√£o apenas informar os consumidores, mas sobretudo capacit√°-los para poderem agir de forma aut√≥noma e informada sobre as suas escolhas e compras em mat√©rias de energia, a EVA ir√° incentivar os consumidores a continuar a explorar e aprender sobre efici√™ncia energ√©tica, direcionando-os para beneficiarem do curso online de curta dura√ß√£o com seis m√≥dulos gratuitos. Estes cursos focar-se-√£o na explica√ß√£o de conceitos, na partilha de boas pr√°ticas e recomenda√ß√Ķes, na clarifica√ß√£o de ideias feitas ou mitos em torno da utiliza√ß√£o de equipamentos. Desta forma, haver√° um forte contributo para os objetivos de literacia financeira do PNEC 2023.

 

Ao mesmo tempo, ser√£o promovidos cinco Laborat√≥rios Vivos de Energia em cinco munic√≠pios diferentes e com o apoio da rede de parceiros nacionais da DECO. Estes ser√£o dirigidos a consumidores vulner√°veis junto de quem ser√£o partilhados os mesmos conte√ļdos dos m√≥dulos de aprendizagem online, mas enquadrados pela an√°lise pr√©via das suas situa√ß√Ķes pessoais dos participantes e pela constru√ß√£o de estrat√©gias de poupan√ßa adaptadas a cada caso, incluindo planos de investimento e procura de apoios. A inclus√£o e o combate √† pobreza energ√©tica s√£o a preocupa√ß√£o central desta atividade.

 

Para fazer a EVA e este Portal chegarem a mais de 2 milh√Ķes de consumidores, est√° planeada uma forte campanha informativa nas redes sociais e nos meios de comunica√ß√£o social, que culminar√£o com ebook com a apresenta√ß√£o, balan√ßo e li√ß√Ķes retirados do projeto a ser apresentado numa confer√™ncia final.

 

Medida financiada no √Ęmbito do Plano de Promo√ß√£o da Efici√™ncia no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Servi√ßos Energ√©ticos.