O Programa Vale Eficiência já está em vigor, dirigindo-se a mais beneficiários e com novos contornos.

Com este programa de combate √† pobreza energ√©tica e vulnerabilidade, os consumidores (ou algum dos membros do agregado familiar) que sejam benefici√°rios de tarifa social da energia ou de presta√ß√Ķes sociais, respetivamente, poder√£o receber at√© tr√™s vales de 1300,00‚ā¨. Os arrendat√°rios e os usufrutu√°rios que residam permanentemente nas habita√ß√Ķes poder√£o, tamb√©m, ser eleg√≠veis.

 

Os consumidores que beneficiem deste apoio poder√£o realizar obras ou instalar equipamentos nas suas habita√ß√Ķes – desde a substitui√ß√£o de janelas n√£o eficientes por janelas eficientes at√© √† instala√ß√£o de sistemas de aquecimento, fotovoltaicos e outros equipamentos para autoconsumo – de forma a obter um melhor conforto t√©rmico e simultaneamente a poupar na utiliza√ß√£o de energia (e na fatura!).

 

Comunidade Virtual para a Energia (EVA)

A DECO, com o apoio da ERSE, desenvolveu um portal informativo –¬† Eva (Energy Virtual Assistent) que, para al√©m de uma assistente virtual, eva.deco.pt/participar, disponibiliza tamb√©m aos consumidores, de forma gratuita, a possibilidade de participarem numa comunidade online para partilhar e obter informa√ß√£o por parte de t√©cnicos da DECO, especializados em energia, prontos para responder em real time a todas as quest√Ķes e encaminhar os consumidores para as melhores solu√ß√Ķes.

Beneficiários do vale eficiência

Famílias vulneráveis que habitem edifícios em situação de potencial pobreza energética, nomeadamente:

  • As pessoas¬†titulares de um contrato de fornecimento de eletricidade¬†eleg√≠veis para aplica√ß√£o de tarifa social de energia el√©trica (TSEE) ou¬†benefici√°rios da Bilha Solid√°ria
  • Consumidores cujo agregado familiar tem algu√©m que beneficia de umas das seguintes presta√ß√Ķes sociais:
  1. O complemento solid√°rio para idosos;
  2. O rendimento social de inserção;
  3. A pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez;
  4. O complemento da prestação social para a inclusão;
  5. A pens√£o social de velhice;
  6. O subsídio social de desemprego
  • Propriet√°rios,¬†usufrutu√°rios ou arrendat√°rios que residam permanentemente na habita√ß√£o.

 

Valor da comparticipação por parte do Estado

1.300‚ā¨ (mil e trezentos euros) acrescido de IVA √† taxa legal em vigor.

O atual Programa Vale Eficiência, 2ª fase, contempla a atribuição até três vales por beneficiário.

O n√ļmero de vales concedidos¬† depender√° da ¬† tipo de interven√ß√£o¬†selecionada, ap√≥s valida√ß√£o dos or√ßamentos recolhidos junto dos fornecedores PVE, e de acordo com o racional constante da tabela do aviso, que poder√° ser consultado¬†aqui.

 

N√£o perca tempo!

Saiba tudo sobre o Programa Vale Efici√™ncia atrav√©s da comunidade EVA da DECO – eva.deco.pt¬†– onde poder√° esclarecer as suas quest√Ķes com os nossos especialistas em energia, bem como partilhar as suas experi√™ncias com outros consumidores curiosos!