Todos nós podemos, num momento da nossa vida, ser afetados por uma circunstância negativa, que terá impacto nas nossas finanças pessoais.

As crises económicas são cíclicas e podem ter repercussões muito negativas na vida das famílias. A crise que hoje atravessamos tem associada uma inflação galopante, uma subida abrupta das taxas de juro, vivências que muitos consumidores não tinham sentido.

 

Mas, para além das crises macroeconómicas generalizadas e cíclicas, podem surgir situações de crise a nível pessoal, decorrentes de imprevistos, como por exemplou desemprego, separação, falecimento de familiar, doença ou até de um acidente de automóvel, deixando quem atinge sem saber o que fazer.

Não deixe que o descontrolo da sua vida financeira lhe cause ansiedade e aposte na prevenção, evitando o stress e desequilíbrio emocional para que, muitas vezes, a família é arrastada.

Quem estiver devidamente preparado para ultrapassar uma eventual crise, conseguindo perspetivar imprevistos ou minimizar o impacto de fatalidades que possam ocorrer, estará mais habilitado a encarar o futuro com maior tranquilidade.

As crises equivalem a desafios, mas são também oportunidades de evolução. Conte com o apoio da DECO para avaliar o estado das suas finanças pessoais?

Vamos ajudá-lo a avaliar a sua situação financeira, a melhor gerir o orçamento familiar e os seus créditos, mas também a identificar barreiras ao seu desenvolvimento, permitindo assim preconizar soluções e delinear um plano de ação eficaz que possibilite evitar ou ultrapassar eventuais dificuldades.

Antecipar problemas é uma forma de os resolver e, muitas vezes, de evitar que sucedam.

Tendo como missão contribuir para uma melhor literacia financeira, o projeto sobreviver à crise pretende ajudar os consumidores a ultrapassar a crise económica, tarefa nem sempre fácil, mas possível com planeamento adequado, algum rigor, foco e perseverança.

 

Neste espaço será possível recolher apoio e informação para definir uma estratégia nesse sentido, promovendo, não só, a identificação de problemas e a elaboração de um diagnóstico financeiro, mas também as soluções a atingir, que permitam ao consumidor assumir o controlo da sua vida financeira, capacitando-o a agir perante uma situação de dificuldade financeira e a tomar decisões informadas.

 

Queremos a ajudá-lo a assumir com confiança o controlo das suas finanças pessoais, pese embora a nossa aposta seja essencialmente na prevenção e no conhecimento, para que possa agir em conformidade, fazer as melhores escolhas e evitar o sobre-endividamento.

 

É possível garantir a estabilidade financeira da sua família no futuro e ao longo da vida.

 

Quer mais informação sobre esta temática?

Fale com os especialistas do Gabinete de Proteção Financeira através do número 213 710 238, ou envie-nos as suas dúvidas para o e-mail  protecaofinanceira@deco.pt