A Câmara Municipal de Lisboa (CML), em parceria com a DECO, inaugura, hoje, dia 09, o gabinete FINANÇAS SAUDÁVEIS, um serviço de apoio a famílias sobre endividadas.
Os munícipes de Lisboa passam a ter à disposição um atendimento técnico, feito por especialistas da DECO, nos dias úteis e pelo período de 4 horas diárias, no Edifício da CML, no Campo Grande, nº25, e ainda uma linha de atendimento telefónico gratuita (800 910 523), especialmente criada para o efeito, a funcionar de segunda-feira a sexta-feira, entre as 9h00 e as 20h00.
Seja no espaço físico ou através do telefone, pretende-se, com o apoio dos peritos da DECO, esclarecer os cidadãos sobre as melhores formas de gerir eficazmente o orçamento familiar, apoiá-los no processo de reestruturação de contratos de crédito e/ou dívidas e prestar um aconselhamento especializado nas áreas relacionadas com medidas de proteção às famílias, implementadas a nível local e nacional, tais como poupança de energia, alimentação e outros apoios sociais.
Nas palavras da vereadora com o pelouro dos Direitos Humanos e Sociais, Sofia Athayde: “A criação deste gabinete vem corresponder da melhor forma à necessidade de apoiar as pessoas e famílias, em especial as mais desfavorecidas e desprotegidas, na gestão financeira do seu dia a dia. Assim, pretendemos dar uma resposta, contrariar os efeitos da inflação, do aumento das taxas de juro e do preço dos bens alimentares, que tanto têm prejudicado quem menos ganha”.
De acordo com o Presidente da Direção da DECO, Luís Silveira Rodrigues, “com esta parceria, estamos certos de que o nosso trabalho de grande proximidade e acompanhamento contribuirá para a melhoria do bem-estar e equilíbrio financeiros das famílias lisboetas, sobretudo neste período tão difícil, em que a inflação passou de palavra esquecida a fazer parte do léxico quotidiano dos portugueses.”
Acrescentando que “a DECO tem uma equipa tecnicamente bem preparada, com muita experiência e um bom conhecimento das dificuldades dos consumidores, em virtude do trabalho que tem vindo a desenvolver nesta área desde 2000.”
Serão ainda proporcionadas aos munícipes um conjunto de 24 ações de formação, sessões informativas e workshops, no âmbito da promoção da literacia financeira, da gestão do orçamento familiar e da poupança (nomeadamente energética), entre outras informações úteis.
📷 Manuel Rodrigues Levita/CML
Tem dúvidas? Precisa de apoio? FINANÇAS SAUDÁVEIS pode ajudá-lo e aconselhá-lo. Contacte o gabinete: 800 910 523
Notícias relacionadas:
Idosos mais informados sobre práticas comerciais desleais
21/10/2024
A DECO realizou uma sessão de sensibilização dirigida mais de 60 idosos sobre práticas comerciais abusivas. Esta iniciativa, intitulada “Informar para Proteger”, decorreu no dia 11 de outubro, no Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota, tratando-se de uma parceria com o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor de Alenquer, a Proteção Civil, a Ação Social da Autarquia e a GNR.
Green TASTE: ação de formação para professores
10/10/2024
A DECO participou no curso de formação para professores no âmbito do Green Taste, um projeto europeu Erasmus+, de que a Associação é parceira. Esta ação de formação decorreu no Instituto Apicio Colonna Gatti de Anzio e Nettuno, em Itália, nos dias 1 e 2 de outubro, para 21 professores italianos, portugueses e polacos.
DECO apela à alteração da lei das linhas telefónicas de contacto
04/10/2024
A DECO defende que a informação prestada ao consumidor sobre as linhas telefónicas gratuitas para contactar os fornecedores e prestadores de serviço deve estar disponível de forma clara e acessível. Considera, também, que as coimas devem ser mais pesadas sempre que esse dever de informação não seja cumprido.